Sobre Lillian Gish, a primeira lenda do cinema
Muito antes de Brigitte Bardot, Marilyn Monroe, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Sophia Lorenm entre outras mais famosas, houve a Lillian Gish, a bonequinha de porcelana do cinema mudo, a grande estrala dos anos 10-20, e a 17° Lenda Feminina do Cinema Clássico Americano (o que acho um pouco injusto).
Ainda tento entender o porquê dela ter me chamado tanto a a atenção, os personagens dela sempre foram os da mocinha sofredoras, o tipo de papel que me causa um pouco de desprezo depois de anos e anos assistindo novelas, incluindo as mexicanas, mas como ela veio antes de tudo isso etão é um detalhe que pode ser relevado. Acredito que tenha sido a sua beleza angelical, que infelizmente foi a responsável pelo seu esquecimento, quando chegou a era dos filmes sonoros na década de 30 seu estereotipo de inocente e frágil foi se tornando desinteressante e bobo, principalmente com a chegada de atrizes mais ousadas. Chegou a dirigir um filme que infelizmente não deu certo. Eu vejo nela alguém que amava incondicionalmente o que fazia. Diante do desinteresse do cinema voltou aos teatros e se dedicou aquilo como todo o seu amor e sofreu por causa desse seu amor a arte, já chegou a desmaiar de anemia em uma peça de teatro, e carregou danos por causa de uma cena em que ela ficou horas e horas com a mão debaixo da água pra gravar o que lhe rendeu danos nos nervos da mão pelo resto da vida. Aqui vemos a primeira grande estrela e o que o sinônimo de amor a arte, e não a fama, como de muitas citadas no primeiro parágrafo.
agradeço a Wikipedia que me rendeu a maioria das informações.