DIVAGAÇÕES
O insensato acha que é sábio e pode decifrar Deus, o Criador! Isso não faria dele um semideus?
Se alguém dissesse que poderia contar o infinito negativo até zero, pensariam que era um louco. É impossível percorrer uma quantidade infinita de tempo e um trajeto infinito de espaço! Estão evitando, a todo custo, a possibilidade de um criador!
Seria possível existir uma situação onde zero é mais do que ele mesmo sem intervenção?
Mas como algo apareceu quando não havia nada?
A ciência define o nada como a coisa mais próxima do nada que se pode observar.
Mas, pode a ciência nos dizer que nada e algo são relativos ao observador?
Mas como algo apareceu quando não havia nada? Por que havia algo e nada? Algo começou tudo e fez as coisas saírem do nada.
Havia algo eterno, que não foi criado, é auto-existente, que sempre existiu, sem começo ou fim, e que tudo criou!
Como a realidade física ou a existência origina-se na inexistência?
A Criação é assunto e mistério do Criador, e o sobrenatural não é testável nem mesmo em princípio.
Porém, essas são algumas das questões que ocupam a mente do homem em sua procura por uma aproximação com a verdade, levando-o buscar abrigo nas igrejas ou dedicar-se à ciência numa frenética busca pela verdade intangível.
Antes que o método científico fosse adotado, a filosofia era detentora do mérito, apesar de, na atualidade nada ter para adicionar à ciência, pois a ciência ergue suas próprias questões e, a filosofia está reduzida a inquirir perguntas com respostas sem consequências, embora tenha méritos fora do campo científico.
Porém, às vezes acontecem descobertas de maneiras não-científicas. Mas o ponto é que, se algo é válido, não importa se a solução vem da adivinhação ou pelo método padrão.
Muitos confundem a ciência bem estabelecida com a filosofia de natureza mais hipotética. Porém, ambas são baseadas em teorias de possibilidades. A ciência se respalda na lógica indutiva e às vezes dedutiva dada e praticada pela filosofia, que, descartada, dispensa a ciência. Porém, quanto à forma óbvia como são testadas as ideias filosóficas concretamente, pode-se avaliar sua consistência em comparação com o padrão empírico.
Sem confundir a filosofia com a metafísica das antigas escolas, a ciência não chega a conclusões, meramente, usando a lógica enquanto constroem hipóteses, usam evidências para suas conclusões e, a matemática também é uma construção humana. A filosofia é necessária para a ciência.
A filosofia é um processo do dia a dia, que debate subjetivamente sobre a natureza dos fenômenos, por que as coisas são como são e como vieram a ser ou o entendimento de nós mesmos, as emoções ou moralidade.
Alguns dizem, que a filósofos geralmente tentam encontrar soluções para problemas completamente confeccionados, que podem ser afirmados sem evidência, e podem ser destituídos de provas.
Grande parte das teorias da física moderna converte-se em equações que não podem ser resolvidas e não podem ser compreendidas. A física teórica hoje é fundamentada em uma filosofia escondida. A ideia de que o pensamento real é mais verdadeiro do que a matéria que vemos ao nosso redor. As ideias mais abstratas da física são formuladas como matemática. E a própria matemática é baseada na contingência!
Muitos dizem que a filosofia está morta. Mas, numa reivindicação implícita de sua validade, deve ser observado sua influência em nosso discurso racional e de compreender o significado do outro.
A filosofia, especialmente a moral, é válida como sujeito e sua contribuição para o conhecimento e o relacionamento humano, e seu aporte para uma definição ampla da ciência.
O pouco entendimento filosófico leva o homem a descrença, enquanto o aprendizado cultivado encaminha o homem a religião natural.
Sendo a idade atual da humanidade no mundo natural determinada pela qualidade de seu pensamento, as particularidades universais não concedem a tangibilidade da verdade acessível ao homem, pois a modernidade provocou o desenvolvimento, o acumulo de conhecimento e muito padecer, esquecendo dos princípios antigos sobre a vida a luz e a verdade.