O BOM ADMINISTRADOR

Parece difícil, mas são os procedimentos abaixo os mais simples para que um administrador venha a merecer esse conceito:

1)     não se queixa dos obstáculos que naturalmente surgem dentro da empresa, mas enfrenta-os com coragem e sem qualquer constrangimento, buscando soluções plausíveis;

2)     tem visão mais ampla das necessidades da empresa, procurando estar à frente ou ciente de todos os itens, estabelecendo prioridades;

3)     expõe suas opiniões sem autoritarismo, ouvindo com atenção o ponto de vista de pessoas que trabalham com o mesmo objetivo;

4)     consegue ser mais duro e mais exigente para consigo mesmo;

5)     delega poderes, não assumindo responsabilidade sozinho por todas as coisas ao mesmo tempo, dividindo-as (ou subdividindo-as em tarefas menores e mais fáceis de reexecução, se for o caso) entre as equipes de trabalho;

6)     dá destaque aos trabalhos bem elaborados, elogiando e motivando as equipes e seus executores, induzindo-os a gostar cada vez mais do que fazem;

7)     estabelece metas possíveis de serem atingidas;

8)     comunica-se com as pessoas de forma direta, sem subjetivismos;

9)     prioriza os recursos humanos em relação a todas as demais áreas: recursos materiais, produção, marketing, organização e métodos, relações públicas, finanças, orçamentos...;

10)     resume, com suas atitudes, o que é deveras essencial:

          a)  jamais considerar-se sábio ou dono de tudo;

          b) não aparecer como autor único de uma obra sua bem sucedida;

          c) empenhar-se para que os elementos de um todo nunca dependam da decisão de um só desses elementos.

CONCLUSÃO:
Maus administradores não existem.
As empresas que neles confiaram afundaram no poço que eles cavaram.
Fernando A Freire
Enviado por Fernando A Freire em 26/12/2016
Reeditado em 29/12/2016
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