LINGUAGEM E AS REDES SOCIAIS

A função ‘mais’ elementar da linguagem é a comunicação. Falas, discursos, livros, saberes (...) que não se comunicam, ou que não são entendíveis não servem para nada. Todas as outras funções da linguagem são secundárias.

A linguagem surgiu da necessidade que as pessoas têm de se comunicar. Sem nos comunicar morremos mais rapidamente. Sem dizer o que somos e o que sabemos, o humanismo transforma-se em individualismo. A linguagem permite tanto avanços como retrocessos, tristezas e felicidades, união e separação. Tudo o que fazemos e até o que não fazemos tem uma ligação com a comunicação, com a linguagem. A vida depende de um dos muitos significados que a comunicação pode assumir. A morte também.

Como necessidade humana a comunicação adquire muitas formas e meios para se realizar. O processo social, as tecnologias e a própria dinâmica da linguagem permitem e possibilitam inúmeros recursos para acessar e propagar a linguagem. Entre os muitos instrumentos de comunicação que podem ser acessados, atualmente as redes sociais são os mais populares.

Nas redes sociais as pessoas experimentam um dos poderosos e fundamentais recursos da linguagem que se constitui na comunicação do seu ‘eu’. Ou em outras palavras, as redes sociais nada mais são do que a expressão pessoal de cada pessoa que ali se manifesta. Escrevo o que penso, o que devo pensar e, às vezes, o que quero provocar outros a pensar sobre um assunto, sobre mim. Em todas as minhas comunicações está subjacente um interesse meu. As mensagens nas redes sociais, como na vida real, podem esconder elementos, podem ser verdades e podem, também, serem mentiras.

Redes sociais podem servir a muitas finalidades. Destaco duas que considero pertinentes aos meus interesses: a) ajudam desenvolver a escrita, o pensar e a reflexão e b) visibilizam você, a sua imagem e a forma como pensa sobre as mais diferentes temáticas.

Todas as pessoas que tem mídias eletrônicas acessam redes sociais. Dessas temos as que digitam mensagens pensadas, refletidas, e, ninguém foge disso, também bobagens, assuntos sem fundamento. Temos quem não se motiva para escrever e apenas observa e temos quem encontra motivação em qualquer coisa e divulga, comunica.

Não importa em que situação eu me encontro, uma vez que participo das redes e divulgo o que considero sob meu critério válido e importante, eu me comunico, eu faço uso da linguagem para expressar minhas verdades e, muitas vezes também, minhas mentiras.