A alegria que Jesus nos trouxe.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. (João 1:14). Dia vinte cinco próximo comemoramos o natal, deixando de lado as controvérsias sobre ser ou não dia de nascimento de Jesus, mas nos focando no real significado do seu nascimento. Vemos nestes versículo do Evangelho segundo João, uma bela expressão: Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. (João 1:16). Aqui vemos João dissertar sobre Jesus e a maravilha da graça que se dá sobre graça.

Na palavra graça se encerram duas ideias principais. A palavra grega: χάρις; charis, traz consigo um significado teológico: De um presente ou bênção dada ao seres humanos por Jesus Cristo, mas também tem um outro significado; De beleza, encanto e alegria. E, é por isso que a graça se faz sobre graça. Pois quando deixamos o Espírito Santo agir em nós, os nossos olhos se abrem para as grandezas de Deus que se apresentam em nossa volta a todo instante. O agir do amor de Cristo Jesus em nossos corações faz cair as escamas dos nossos olhos. Fazendo nascer em nós a paz que vai além de todos os conceitos humanos.

Quando caminhamos pela vida, firmados em nosso ego, somos cegados pelas escamas do mal sentir, onde o ódio, as amarguras e a frieza de coração nos destrói por inteiro. Porque polue a nossa alma com emoções e paixões que levam o nosso corpo adoecer e nos distancia do espírito, ou seja, nos mata por inteiro. Mas quando caminhamos em Cristo e com Cristo a cada passo dado aprendemos mais sobre Ele e o conhecemos mais. Quanto mais sabemos sobre Ele, mais maravilhoso o encontramos. Quanto mais tempo vivemos com Ele, mais amor descobrimos. Quanto mais pensamos sobre Ele, mais amplo se faz o horizonte da verdade. João usa a citada frase para expressar o caráter ilimitado de Cristo, ou seja, quanto mais permanecemos com Cristo, mais presente se faz em nossas vidas as suas maravilhas e mais iluminada se torna nossa e a nossa mente e a alegria se faz presente nossos corações dia a dia.

A vida desprovida do amor de Cristo com muita frequência faz e existir a bondade sem encanto e o encanto sem bondade. Mas a vinda de Jesus consumou a obra da graça amorosa que trouxe ao mundo a plenitude onde se faz presente a preciosa união da bondade com a alegria, trazendo a vida o real encanto de se viver, ou seja, graça sobre graça. Que graça amorosa de Cristo Jesus seja conosco.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 22/12/2016
Código do texto: T5860590
Classificação de conteúdo: seguro