DA INTELIGÊNCIA

Há algo por trás daquele que se sente mais inteligente que outrem, um sentimento de impotência e de incapacidade, quanto mais alguém achar que não é capaz de fazer algo, mais procurará maneiras de sentir inteligente. Há também a sensação de ser superior, quanto mais existir a necessidade de superioridade, mais existirá a necessidade de se sentir inteligente que outros. Mas existe um porém, não existem pessoas mais inteligentes que outras e explicarei.

Existe algo que chamamos de conhecimento e conhecimento é

adquirido conforme alguém lhe apresenta o novo ou pela vivência, e tudo aquilo que você não conhece passa a ser uma descoberta, e conforme o seu interesse por essa nova descoberta irá fazer com que você busque mais conhecimentos da nova descoberta. Portanto, aquilo que chamam de inteligência é na verdade conhecimentos adquiridos sobre determinada matéria e determinado assunto.

Muito comum teste de QI dar ênfase no raciocínio lógico, mas existe a possibilidade dessa pessoa nunca ter frequentado a escola e não saber fazer contas, ou há a possibilidade de não saber ler e escrever; ela passará a ser burra? Claro que não, o conhecimento não chegou nessa pessoa.

O que difere de um homo sapiens de outros homo sapiens é a quantidade de conhecimento adquirido, e esse conhecimento adquirido nunca será suficiente, Sócrates já dizia: - só sei que nada sei. Portanto não existem pessoas inteligentes, mas sim pessoas com mais conhecimentos que outras. E mesmo assim, a outra pessoa por pouco conhecimento que tenha adquirido na vida, saberá muitas coisas que o outro não sabe. Nem melhor e nem pior, apenas pessoas diferentes com conhecimentos diferentes, e todas as pessoas tem algo para nos ensinar. Finalizo com uma frase de Paulo Freire: - Não há saber mais ou saber menos, há saberes diferentes.

Emerson Paiva
Enviado por Emerson Paiva em 14/12/2016
Reeditado em 20/01/2017
Código do texto: T5853337
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.