É chegada a hora de pensar

É... Hoje, alguns dias após o acidente com o avião que trazia o time, e carregava muito mais do que pessoas, carregava sonhos, o dever de todas as pessoas que se sentem angustiadas e tristes pelo acontecimento, resume-se a um só: refletir sobre o que vem fazendo e o que pode fazer da sua vida.

Aqui, em Santa Catarina, chove um pouco. O céu nublado e a chuva caindo ao telhado, o barulho, o som, deixam o dia melancólico. Deixariam-no simplesmente melancólico por si, não fosse a tragédia acontecida com as famílias dos irmãos chapecoenses.

O resumo da obra vai muito além do que palavras poderiam exprimir, pois o sentimento de tristeza, o ar de angústia, nos invade de tal forma que, por mais que queiramos evitar os pensamentos, é impossível. Não só porque a TV fala disso a todo momento, mas porque quando nos reconhecemos perante a dor de um semelhante, essa dor torna-se também nossa, e assim sendo, nos dói. Deixa-nos tristes, pensando sobre a vida.

Não podemos esquecer, que foi em busca de um sonho, e somente por isso, não por mera casualidade ou arredio que isso aconteceu. Poderia ser comigo. Poderia ser com você. E, eu acho que mesmo não sendo diretamente nem comigo nem com você, essa dor também é nossa. Os sentimentos de tristeza também nos pertencem.

Vou adiante, não quero reduzir-me a esse imenso sofrimento ao qual todos estamos passando, em maior ou menor escala, apenas com grandes percas, que passamos a ter um pouco de consciência acerca daquilo que nos acontece e envolve. É a hora, agora, mais do que nunca, de pensarmos e refletirmos sobre as nossas decisões, e sobre quão rasa é a nossa vida. O quão rápido podemos perder tudo o que temos, indiferente do tempo que demoramos para ter. A vida tem pressa, e ela não se importa com o nosso tempo ou sonhos... Nossa data de validade não erra, e nem "deixa mais cinco minutinhos", como diríamos enquanto crianças á nossa mãe, que, pacientemente, cisma em aguardar esse tempo.

Temos que aproveitar as nossas oportunidades e estarmos em constante reflexão sobre aquilo que nós vivemos, dissemos, queremos, conquistamos ou temos vontade. Nós temos que nos controlar, frear qualquer impulso obsessivo. Nós precisamos mais de Deus. Não o Deus, que as pessoas em cada igreja diferente dizem ser o único e exclusivo, mas aquele Deus que reside dentro de nós, e nos conhece melhor do que nós mesmos. É a hora de pensarmos nele, querermos ele, vermos o quão ele pode estar feliz ou decepcionado conosco. É a hora de pensar, e agir diferente. Assim como a vida passa num piscar de olhos, nós nos vamos e não temos tempo, nem "cinco minutinhos" para despedidas, para orgulho, vaidade, para egoísmo...

É chegada a hora de pensar, e ir além. É chegada a hora de viver a verdade, erguer a cabeça, e considerar quanto os nossos problemas são pequenos perante nossas realizações, e, jamais, deixar as coisas para depois...