Por uma questão de justiça...

O fato de ter apoiado cem por cento o afastamento constitucional de Dilma Roussef e de me alegrar com a derrocada do PT, esse partido tão amigo do regime totalitário castrista, não me tirou o juízo crítico nem me levou a apoiar incondicionalmente qualquer outro governo. Mas o mínimo que um cristão poderia fazer era dar crédito de confiança a Temer, que de resto exerce um governo de transição, é em 2018 que as coisas deverão se resolver e definir.

Não quer dizer que eu esteja cego, estou de olho, todos nós devemos estar. O povo deve ter consciência de seu dever cívico, policiar os políticos, cobrar deles os seus deveres.

Mas o fato é que Temer, mesmo com as falhas que possam ser apontadas, nem é o golpista que as nossas esquerdas pintam (afinal quem é golpista? O ditador marxista Fidel, não contente em se apoderar de Cuba, ainda mandou seu lugar-tenente à Bolívia para "exportar" a revolução cubana, mas o golpista Che se deu muito mal), nem é o bicho-papão que tentam pintar. Aliás, pelo ódio que destila contra o presidente, pela intolerância e mendacidade das críticas da esquerda radical, parece-me que nem do bicho-papão falariam tão mal.

E agora, creio que ele (Temer, não o bicho-papão) merece elogios. Pois já estava havendo pânico e desilusão com a ameaça, que cresceu muito, de uma manobra parlamentar que colocaria políticos corruptos na impunidade, ou seja a anistia para os crimes de caixa 2. Temer teve uma atitude pouco comum em nossos governantes e, reunindo-se com os dois líderes do Congresso (inclusive o Renan, que não merece a nossa confiança) fechou a questão de que não haverá essa anistia. Gostei de ver. Foi uma atitude de homem. Pergunto se alguém, mesmo da esquerda, vai ser contra.

E note-se: escândalos não faltaram nos governos Lula e Dilma (e FHC também, se quiserem ir mais para trás). E pegam qualquer problema com ministros (como se fosse fácil conseguir bons ministros nesse país de classe política estragada) para hostilizar o governo Temer. Mas o fato inegável é que quando surge escândalo com ministro no atual governo, ele cai. Mesmo que haja hesitação do Temer, até aqui ele não manteve nenhum escandaloso.

É apenas uma questão de justiça, de ver o que realmente acontece, já que não sou puxa-saco de governo; tendo votado outrora no Collor, depois me arrependi e publicamente. Analiso os fatos concretos, em vez de preconceituar as pessoas. O mundo atual está estragado pela intolerância e pelo ódio.

O PT, no tempo de Collor, votou pelo seu impedimento, votou igual ao Roberto Campos. Houve um político petista que pediu o impedimento do Itamar Franco (que fez um bom governo). Hoje eles acham que é golpe afastar constitucionalmente a Dilma. Atitudes de fariseus, que fazem aquilo que reprovam nos outros...

NOTA: não me agrada nem um pouco discutir política, é mais para atender a demanda de minha consciência nesta hora gravíssima do Brasil e do mundo. Prefiro me dedicar a resenhas de filmes, quadrinhos e livros e aos contos e novelas.