AS DUAS TEORIAS

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter escutado alguém, um indivíduo qualquer ou conhecido, fazendo uso da palavra teoria. Minha teoria... A teoria de um amigo... etc. Atualmente o significado atribuído a esta palavra segue dois caminhos distintos e que confunde muitas pessoas. Um dos caminhos diz respeito à ciência e, o outro, a uma ideia simples de seu significado, usada cotidianamente por inúmeras pessoas.

Comecemos pela origem da palavra – sua etimologia. Teoria provém do grego theorein que significa observar através de. Um observador é chamado de theorós (espectador). Theoreîn = théa (através) + horós (ver). A partir deste entendimento pode-se compreender que teoria nada mais é do que uma tentativa de explicar algo com base em evidências e experiências vivenciadas pelo indivíduo que as formula. A maioria da população a utiliza no decorrer de suas vidas, muitas vezes sem o devido cuidado, para denotar uma opinião ou um palpite qualquer. Este sentido conferido à palavra teoria, um sentido popular, é erroneamente aplicado por diversas pessoas, sejam leigas ou não, às teorias científicas, que por sinal também são baseadas em evidências e experiências, entretanto, neste caso, possuem um sentido diferente do sentido popular empregado pelas pessoas. Mas afinal de contas, o que difere esses dois sentidos?

Como foi dito algumas linhas acima, seu sentido popular não passa de uma mera especulação. Entretanto, na ciência, esta palavra possui um significado bem diferente e é utilizada para denotar um conjunto de explicações que visam alcançar um entendimento sobre determinado fenômeno. Todas as explicações são elaboradas com base em evidências e experimentações – em concordância com o método científico. No entanto, antes dessa palavra ser usada de forma abrangente na ciência, algo curioso ocorreu no decorrer de seu desenvolvimento, a palavra teoria foi incorporada pela ciência e a mesma lhe conferiu um significado diferente. Este foi o ponto de partida para muitas confusões com este termo, algumas engraçadas e outras, contudo, um tanto trágicas. Aos poucos, o termo teoria foi tomando forma; paulatinamente essa simples palavra se tornou íntima o suficiente para ganhar um lugar e um significado importante dentro do arcabouço científico.

Todavia, ainda há um ligeiro problema aqui. Muitas pessoas ainda não compreendem ou acabam se confundindo com os dois significados existentes para esta palavra. Neste texto eu me proponho tentar elucidar qual o significado da teoria científica. Vamos lá: imagine que a palavra teoria seja um grande edifício. Bem, este edifício não caiu pronto do céu, há todo um processo necessário para sua construção. Comecemos pelas pessoas envolvidas nesta construção. Os engenheiros, arquitetos e mestre de obras seriam os cientistas, que trabalham para tentar encaixar cada peça necessária para suportar nosso edifício hipotético. Cimento, tijolos, vigas de ferro e demais peças utilizadas, por analogia, são todas as evidências e fatos disponíveis até o atual momento da construção. E, assim, por tentativas e erros essa teoria vai ganhando forma. Entretanto, não é somente construí-la e pronto. Esse edifício passará por diversos desafios, tais como tempestades, terremotos, inundações e etc. Alguns se manterão em pé, outros perecerão. Assim são as teorias científicas após encontrarem evidências que as contradigam, algumas se adequarão às novas descobertas e permanecerão em vigor; outras, no entanto, irão se mostrar insuficientes e irão desmoronar para, então, ceder lugar a uma teoria melhor e mais robusta. A partir deste cenário é possível imaginar uma cidade inteira, formada por inúmeras construções, que albergam explicações para os mais diversos fenômenos apresentados pela natureza. Nenhuma das teorias é eterna, todas estão sujeitas a mudanças em função das novas descobertas feitas.

Todos nós vivemos nessas cidades hipotéticas e dependemos delas, e, mesmo assim, "nós vivemos em uma sociedade profundamente dependente de ciência e tecnologia, onde ninguém realmente entende de ciência e tecnologia – créditos a Carl Sagan”. Alguns podem questionar dizendo: mas a ciência também comete atrocidades. Não. Definitivamente não. A ciência é uma importante ferramenta desenvolvida por nós, a melhor até o momento. A maldade está em quem a utiliza. Enfim, é essencial mantermos a vela do conhecimento e ceticismo acesa, caso contrário, estaremos fadados a retornar a uma era de escuridão e medo. Uma era que já deixamos para trás, mas que nos acompanha a cada passo, esperando qualquer deslize por parte da humanidade.

Referências

DICIONÁRIO Etimológico. Disponível em: <http://www.dicionarioetimologico.com.br/teoria/>. Acesso em: 21 nov. 2016.

CONCEITO de Teoria. Disponível em: <http://conceito.de/teoria>. Acesso em: 21 nov. 2016.

Ollenocis
Enviado por Ollenocis em 21/11/2016
Código do texto: T5830441
Classificação de conteúdo: seguro