Se não te desafia, não te transforma.
Todos os dias termos que fazer diversas tarefas repetitivas das quais não gostamos, seja por sua repetição, seja por não nos atrair: Escola, trabalho, levar o carro na oficina, ir aquela consulta chata, esperar sempre no mesmo sinal de trânsito. Mas, todas essas tarefas que parecem tediosas durante nossas vidas tem seus propósitos. Todas te desafiam. Te desafiam a ser um melhor estudante, pois isso vai repercutir de forma positiva na sua carreira; te desafiam a ser um bom profissional que almeja melhores condições de trabalho, salário e reconhecimento, pois esses três são pilares importantes para qualquer carreira de sucesso; te desafiam a ser responsável com suas coisas, com suas conquistas, por exemplo, o seu carro, a sua saúde e até mesmo te desafiam a ter mais paciência.
Vou dar um exemplo que gosto muito. Uma vez um palestrante muito famoso foi questionado por um jovem sobre como ele poderia ter mais coragem para enfrentar seus desafios. O palestrante respondeu dizendo que sempre fica nervoso ao falar em público. Então o jovem disse que não tinha notado. Então o experiente palestrante disse: Olho por cima das cabeças das pessoas até encontrar alguém que me passe confiança. Um sorriso ou um olhar interessado pode fazer muita diferença. Então, começo a falar para ela. Depois falo para mais e para mais pessoas pois a confiança ela vai e vem. Assim venço em todas as apresentações esse meu desafio particular de falar em público.
É isso. Não adianta olharmos para os desafios do mundo exterior se ainda sofremos com nossos medos e inseguranças internas.
O que é mais fácil: Levantar cedo, tomar um banho frio e sair, seja para a escola ou para o trabalho, ou, ficar em casa dormindo em uma cama aconchegante e quentinha? E lógico que ficar deitado é mais fácil, mas esse desafio matinal só você pode vence-lo. E você vence. Todos os dias.
Contudo cabe aqui uma diferenciação simples. Não confunda desafio com objetivos. Para se chegar a um objetivo é necessário superar diversos desafios sejam eles internos ou externos. Mas, sobre os objetivos, falaremos em outro momento. Por enquanto, tente colocar em um papel seus desafios diários e como você faz para supera-los.
Visualizá-los em um papel, ordená-los e projeta-los como serão superados é um exercício que pode ser um diferencial importantíssimo entre o sucesso e o "quase". Tenho certeza de que você não quer ser o "quase".
Então, quais serão os desafios de hoje?