O PODER DA PALAVRA

O poder da palavra é maior do que a própria palavra.

Quando falamos, emitimos não só o som, mas, o que aquele som quis dizer.

As vibrações da palavra proferida são ondas que não se findam em si mesmo, pois elas transformam o verbo em ação.

Da mesma forma ocorre com o comprometimento da ação verbalizada. Ela cria uma vinculação entre o transmissor e o receptor, marcando um compromisso até a sua realização e às últimas consequências. Vai daí a importância do silencio, pois este nada realiza senão testemunhar o diálogo assistido.

Quando falamos a outrem em presença de terceiro, estamos duplamente comprometidos, quer seja pelo contesto como pelo testemunho. Tudo o que dissermos sem prova testemunhal tem valor entre ambos, porquanto o testemunhado tem valor para com terceiros.

Esse valor entre as partes do que falam se basta a eles, mas, para que tenha valor perante a sociedade carecerá de testemunha assistida do diálogo. A escritura do acontecido valerá na ausência das partes para os atos sociais que as circunstancias exigirem.

Desdizer um dialoga não anula o verbalizado, pois ambas se entenderam e agiram na conformidade do entendimento. O desfazimento, causa magoa entre as partes, independentemente das razões que o fizeram descumprirem unilateralmente. A sua importância esta acima do interesse particular. Daí a necessidade do diálogo comprometedor entre as partes.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 07/11/2016
Código do texto: T5815522
Classificação de conteúdo: seguro