Amor ou Apego ?

Segundo Monja Coen: "Quem se apega mata a namorada ou a se suicida...Quem se apega faz uma maldade para a(o) namorada(o), ou para si mesmo, isso é apego. Quando você ama, você quer o bem do outro independente se ele fiquei com todo mérito por uma coisa que você ajudou..."

Acredito que no amor, a base seja a liberdade, e no apego, o sufocamento, medo, e o auto engano. Quem ama quer ver sempre o outro feliz, independente de qualquer coisa.

"...Quem ama discerne a hora de ir, voltar, dizer, calar..." -Flávio Siqueira

Há situações complicadas envolvendo pessoas que se amam, talvez por uma mágoa passada, brigas, discussões. Concordo que as vezes é preciso o afastamento dessas pessoas, para "respirar", mas nunca esse afastamento deve ser absoluto porque o ódio passa, mas as palavras ficam. Desapegar-se é isso, se livrar dessas mágoas passadas, livrar-se das correntes que estão presas nos pés, não deixando você caminhar pra onde quer que seja.

O apego por pessoas é praticamente impossível...Existem muitas pessoas que tratam um urso de pelúcia como um bicho de estimação. O apego não está no urso, mas nos vazios dela. Ela não precisa dar o fim no bicho, mas encarar seus próprios vazios.

Jamais abandone as pessoas. Como eu tinha dito, o ódio passa, mas as palavras ficam. Ainda que a distância seja necessária por um tempo. Desapego e abrir mão do sentimento de vítima.

Se livre dessas correntes que estão te prendendo no passado.

Liberte-se!

"O amor verdadeiro é aquele que é livre de apegos, ser desapegado não significa amar menos e sim não estar centrado no amor por nós mesmos nos escondendo no amor que dizemos sentir pelo outro. O amor real é a alegria de compartilhar da vida daqueles que estão a nossa volta, seja eles seus amigos, familiares, esposa ou marido.

Ama-se o outro pelo que ele/ela é e não através da lente distorcida do egocentrismo, em vez de se apegar temos que ter em mente a felicidade da outra pessoa e não a propria, em vez de esperar gratificações podemos receber o amor reciproco da outra pessoa com alegria." -Matthieu Ricard