Incompreensão e isolamento

Muitas pessoas se sentem solitárias porque acham que ninguém as compreende, ou seja, não as entende realmente. Se formos examinar a fundo, é um problema mais frequente do que se imagina, presente em famílias no mundo inteiro e tem levado gente em diversas partes do mundo à depressão e ao isolamento por não conseguir externar seus sentimentos, achar alguém com quem se abrir, falar a respeito do que considera importante.

Compreender realmente as pessoas nunca será fácil, porque cada ser humano é um oceano profundo e é necessário que tenhamos paciência, disposição e vontade de realmente entender a pessoa ao nosso lado. Para isso, é necessário que saibamos nos comunicar. E saber se comunicar não é apenas falar. É ouvir o outro, dando espaço para que fique à vontade, tratando-o com respeito. Muitas vezes, nós não temos paciência com o jeito de ser de uma pessoa e, dependendo do tipo de sensibilidade que ela possui, a mesma poderá preferir se isolar para não sofrer.

Outro problema que está contribuindo para gerar incompreensão é o fato de vivermos em um mundo que exige um padrão uniforme de comportamento. Atualmente, a sociedade não dá espaço para que as pessoas sejam espontâneas e isso termina por sufocar a individualidade de quem se vê forçado a corresponder a padrões muitas vezes irreais e inalcançáveis. Além disso, tem havido uma inversão de valores que fez com que se confundisse ser grosseiro com ter atitude e personalidade forte e ser educado com ser bobo. Assim, a pessoa que tentar agir educadamente num mundo onde a grosseria e a falta de educação ditam as regras sempre se sentirá incompreendida, já que sua sensibilidade viverá sendo machucada.

Deve-se mencionar ainda que a pressa da modernidade prejudicou a comunicação entre as pessoas, fazendo-as se isolar umas das outras. Tornou-se comum que membros de uma mesma família mal se vejam durante o dia. O que isso prova? Que a comunicação cara a cara não pode ser negligenciada. Ela sempre será a forma mais vital dos seres humanos estabelecerem vínculos para haver compreensão entre eles.