Como não sentir?

Você já teve um relacionamento fora de série? Um caso de amor? Bem, eu já tive. Acredito nisso porque a experiência pela qual passei com uma pessoa especial foi diferente de tudo o que eu já havia provado. Não sou uma pessoa vivida, em idade, mas creio que não há idade certa e nem precisa ter muita experiência para sentir o amor. Talvez necessite de experiência para reconhecê-lo ou entendê-lo. Foi uma relação sincera com muita amizade e carinho envolvido.

Um dia eu tive que ir embora e deixei a pessoa que eu tanto amava livre para viver e conhecer outras pessoas, mas a nossa amizade continuou. Nos dias de hoje, ninguém consegue mais guardar seus proprios segredos. Sentimos a necessidade de expor nossa vida em redes sociais, mesmo que de forma subjetiva, na esperança de que alguém note o quanto estamos alegres ou tristes. Enquanto eu finalizava o meu processo de recuperação sentimental e voltava a viver minha vida, recebi algumas pistas de que a pessoa que um dia eu amei e que ainda guardava um enorme carinho tinha se encantado por outro alguém. Antes eu achava que isso fosse me dilacerar por dentro. No entanto, percebi que uma parte de mim estava muito satisfeita por ela ter superado uma separação tão dolorosa e encontrado alguém que a faça feliz. A outra parte estava vazia. Eu vivia um momento, em uma visão geral, feliz. Conquistei alguns objetivos. Mas eu me sentia vazio pelo fato de não ter ninguém ao meu lado para compartilhar minha felicidade, exercitar meus sentimentos e poder lhe encher de carinhos e de receber também. Senti inveja.

Diante desta situação, pude concluir: sentimentos nunca são apagados, eles são engavetados em algum lugar dentro de nós, criam poeira e por vezes são esquecidos. Em uma de nossas conversas francas e amigáveis, ela me confessou o quanto ainda era difícil lembrar do passado pelo trabalho que deu para engavetá-lo. Sem olhar nos seus olho eu consigo mentir que estou inteiramente feliz por ela, sem egoísmo ou algum ciúme bobo, mas só eu sei o quanto ainda mexe comigo saber que sou apenas uma página no livro de sua vida. Ou um verso da sua canção, que por sua vez, precisa de outros versos para acompanhar a melodia. É natural do ser humano negar o próprio esquecimento, mas isso nunca deve nos impedir de compôr outro verso, de seguir a melodia e de cantar sempre.

Sentimentos nunca morrem. Se algum dia houve sentimento, pode ter certeza, ele não será apagado. Ele será guardado e algum dia voltará à tona, talvez até de certa forma diferente. Mas uma coisa é certa: é impossível não sentir. Enquanto formos seres humanos iremos ser afetados por nossos sentimentos, mesmo que lutemos para escondê-los. Esta é a trágica e ao mesmo tempo bela sina dos seres passionais.