CORRUPÇÃO

Corruptor é o que exerce a ação da corrupção.

Corrompido é o que recebe a ação do corruptor.

Corrupto é aquele que tem a personalidade quebrada, sujeita à ação do corruptor.

O corruptor é, além disto, corrupto e tem o poder de atingir personalidades naturalmente frágeis.

Estou tentando estabelecer os limites, mas vejo o quanto é difícil. Por exemplo, quero dizer que há pessoas que não têm naturalmente as quebras na personalidade, mas que, diante da insídia do corruptor e de alguma situação grave em que se encontre, torna-se presa fácil para o corruptor nascido corruptor. Há aquele outro que foi corrompido, mas que, no íntimo é corruptor, o que lhe impede da prática da corrupção é a falta de oportunidade, aproveitando, dessa forma, a ação do corruptor com oportunidade.

A corrupção é substantivamente um mal, uma doença de impossível cura, uma vez vítima dela, é quase impossível livrar-se de suas garras, pois lá estará o corruptor como uma barreira intransponível na frente do corrompido.

A corrupção é contagiosa, fujamos dos corruptores antes que eles nos provem por A mais B que corromper-se é preciso.

Navegar, sim, é preciso, corromper-se nunca.

A corrupção tem belos trajes, joias, tem um perfume poderoso e atraente e canta o mais belo canto das sereias até que novamente corrompa e carregue o corrupto e o corrompido para as profundezas dos mares de lama.