CRÔNICA: ELE NÃO SABIA AMAR, MAS SEMPRE SE APAIXONAVA!

Um certo dia eu vendo um casal namorando me veio uma pergunta: o que é amar uma pessoa? Pois eu já gostei de tantas garotas, mas realmente eu nunca amei uma, e vendo aqueles dois amantes jovens a beleza foi dos dois sorrido com a ternura que atrai. Mas a verdade é que me faltou uma história feito a deles. Ou talvez eu até tenha deixado este questionamento ser minha frustração, pois amar é algo sério e exige compromisso, é esse mesmo compromisso que eu desperdiço com a não vivência deste carinho que eu percebi no casal de namorados.

Eu olhei o sorriso dos dois um pro outro e fiquei maravilhado, o mundo é de jovens cheios de sonhos. E eu sou jovem meu Deus! Andar pelas ruas da vida é uma experiência surpreendente, o mundo dos que amam floresce a sociedade de novas estrelas. Não era um casal que eu uso como o ideal de um belo namoro talvez, mas eu acredito que existe verdade em um beijo. As mulheres são amadas constantemente por homens com incertezas, e o outro extremo do mundo feminino é igual.

Como é amar? Como é estar apaixonado? Como é ver nos olhos de um alguém o desejo de ternura e ao mesmo tempo erótico? É meus irmãos não basta ser bonito! Tem que ser atraente no quesito masculinidade e feminilidade. Conheço muitos homens bonitos que não absorveram pra si mesmos o poder de arrebatar o coração das mulheres, e também conheço muitas mulheres que ainda não encontraram o charme de serem fêmeas. Amar alguém é algo místico. E parece que este casal de namorados são um imaginar antigo de minha vida de frustrado com o coração... Ou eu sou muito ingênuo de querer viver o platonismo que não me leva senão ao desejar escrever um poema da minha vida de reles homem só. Naquele dia tudo contribuiu para minha sede de um carinho verdadeiro sabe, e por mais que o amar seja um trabalho que recompense os atrevidos, amar uma mulher é o maior desafio do valente, e amar um homem cara mulher desafia a mente a todo instante, porquanto para ambas as partes é vigorosa tempestade.

O casal ficou muito tempo trocando confidências e nisso o sol ia embora, na vida de duas almas jovens o sol sempre brilha e a lua é apenas uma tentação para os beijos. O meu amanhã está guardado, e esse amanhã não chegará a ser um vacilo deslumbrante, mas milagroso. Meu amor foi antigo e ele busca em cada rosto os sonhos daquele sorriso que não cobrava nada, na minha contemplação singular do doce casal. Antes daquela tarde eu não imaginava que minha vida era tão pobre, eu buscava alguma coisa, e eu encontrei a paixão a mesma paixão que voava distante numa ilha de filosofias falidas. Pois amar é algo que também irrita, irrita tanto aqueles dois jovens que serão um do outro a experiência que ambos se permitirem ser. Porque as mulheres demoram para acreditar que nas palavras do seu amor exista mentiras e sortilégios de alguma fraude. Namorar um alguém, pois me ensina a amar primeiro, eu ficarei contente com saber que as fábulas são para recém nascidos do ventre do mundo. O amor sempre ganha, e é difícil não ver sempre na mesma praça a verdade entre dois corações.

Hoje eu sei que não basta se entregar com o coração, tem mesmo é que doar todos os órgãos, para depois a união acontecer sem cerimônias de rico transplante. Aquele casalzinho é bom de lembrar e suas risadas um para o outro, ah se todos as histórias do nosso tempo expressasse simplesmente beleza que não morre! Onde hoje os destemperos nos levarão? Há uma carga de horrores também nos que amam, pois verdade seja contada as emoções não controladas faz a mente adoecer, com a doença que é comum no espírito dos seres humanos o “egoísmo”. E por muito fogo possam os beijos enlaçar as contendas também florescem. As tardes de namoro é o ensaio para a noite de lágrimas. E mesmo que sendo jovenzinho o casalzinho, tudo que não passe de lorota nos carnavais dos hormônios em nós, eles atraem os incautos que observam no decorrer dos anos o amadurecer de duas crianças sem maldade. O ouro da paixão cada vez mais é de tolos, e aprender com tudo isto torna o inacreditável prazer a única saída, porque a juventude também foge da infelicidade. E as vezes aquele casalzinho nos ensine muito mais que uma enciclopédia de “eruditos dos sentimentos”.

Eu não acreditei que tudo na vida é tão lindo, e o calor de estar com alguém que respeita nossas qualidades e muitos defeitos é fascinante. Naquela praça os sonhos são brotos maduros com fragrância da alma. A sorte é que eles não sabem que eu tanto aprende com eles, mas isso não elimina minha alegria de confessar um humilde obrigado pela aula tão honrosa. O amor é entre o homem e uma mulher e nenhuma ideologia poderá apagar do sagrado da natureza. Enquanto a sorte ensine com reservas que acabam rápido tudo é construtivo, até mesmo uma rejeição do meu utópico modelo de pensar. Sabe que aquele casalzinho hoje não estão mais namorando, mas mesmo assim são confidentes de um sempre recomeço, é, minha vida tem sentido e amar ou aprender a amar depende da vontade do destino? Não! Pois o destino escraviza e, é tão bom saber que entre bilhões e criaturas no planeta os seres humanos sejam as únicas criaturas com poder titânico para pronunciar com o espírito a frase “vamos voltar a namorar?” porquanto “eu sempre te amei” mesmo que naquele tempo, no parque do meu filosofar, eu estivesse apenas te conhecendo com pobreza de menino e, não com a alma de um romântico. Eu te amo, mulheres do meu coração!