O despertar literário em livros de Youtubers
Um breve pensamento sobre todo esse acontecimento de livros de "youtubers", há muitas pessoas criticando o público infanto-juvenil por lê-los, quero fazer 3 perguntas a essas pessoas:
1) Você é o público alvo dos livros?
2) Quando vc começou a ler, começou por grandes nomes?
3) Considera sua leitura melhor, por qual motivo?
Se você realmente considera sua leitura melhor e mais profunda, me diga como, nunca leu nada para desanuviar dos dias pesados, como nunca leu nada por ler, como nunca leu algo por curiosidade...
Tenham um pouco de senso critico, se você começou seu caminhar pelo mundo das palavras através de Foucault e Sartre, meus sinceros parabéns, mas isso não te faz melhor do que ninguém, até porque se fizesse você estaria preocupado com seus livros e não com o que é publicado por aí. Entendam dois princípios básicos, primeiro livros são feitos para serem consumidos por um público alvo, segundo vivemos no capitalismo se eles existem é porque existe esse público.Sendo voce parte dele ou não.
PODE ser que esses adolescentes comecem a ler pelo ator/bloggeiro/personalidade da mídia digital tenha escrito algo que lhes atraiam, afinal considere o mundo onde somos obrigados a ler coisas ruins todos os dias, um pouco de leveza literária faz bem e mesmo que não fizesse, incomodar também é positivo. Mesmo que eles fiquem com esse tipo de literatura pro resto da vida, temo em dizer que mares profundos são são feitos para todo tipo de veleiros. Não se pode forçar um conteúdo de quem não está preparado a consumi-lo, mas até lá se esse tipo de livro de "segunda classe" os fizerem bem, não sou eu (e nem deveriam ser vocês) a julga-los por isso.
Se ocupem com seus pensadores e deixem que os jovens naveguem pelo mar da literatura, mesmo que essa seja costeira e rasa.