Pó de Estrelas (II)

O que somos, senão pó de estrelas!?

Claro que é um modo figurativo de se referir à origem e à composição da vida como a conhecemos. Toda a matéria que apreendemos tem a mesma composição que as estrelas existentes no universo (matéria bariônica).

A teoria denominada Big Bang é a teoria mais aceita hoje na Cosmologia. Um universo que está em expansão contínua e que a todo instante se reconfigura. Galáxias se chocam, buracos negros se fundem, estrelas se explodem e milhares de novas estrelas são criadas. Isso tudo acontece em quatro por cento do universo observável porque noventa e seis por cento é composto da (ainda) desconhecida "matéria escura" e "energia escura".

É comovente observar esse universo externo e mais ainda perscrutarmos o nosso universo interno, esse espaço luminoso que a mente cria e dá significados. Criamos nossa vida a partir de pressupostos, criação coemergente de tudo aquilo que vemos com os olhos e com o coração. O que somos, então? Criatura e criador. Expressão de Deus que permite a cada célula milagrosamente renascer para perpetuar a vida que manifestamos enquanto respiramos. Células compostas de elementos químicos, tais como aqueles estudado nas estrelas. Um mistério. E por ser mistério, honramos com reverência e gratidão.

Cláudia Machado

9/10/16

Cláudia Machado
Enviado por Cláudia Machado em 10/10/2016
Reeditado em 10/10/2016
Código do texto: T5787499
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.