PAZ, GUERRA E JUSTIÇA SOCIAL

Antoni BigCuore*

Data: 09.10.2016, domingo, às 10,23 horas

Local: São Paulo,SP.,Brasil

----------------------------------------------------------------

"Enquanto as Nações desenvolvidas do mundo não destinarem, pelo menos, um por cento de suas receitas para ajudar às nações pobres a se desenvolverem; e enquanto os povos ricos, que constituem vinte por cento da população mundial, continuarem a deter em suas mãos a posse de oitenta por cento dos recursos da humanidade, o perigo de uma guerra atômica mundial não poderá desaparecer". (Nguyen Van Thuan, Teólogo Vietnamita. cf. op. "O Caminho da Esperança. Edusc Ed.da Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. pg. 119)

----------------------------------------------------------------

REFLEXÃO DE A. BIGCUORE. Palavras sábias do Teólogo Cristão Católico, Van Thuan.

Note bem que ele fala na injustiça que brada aos céus, quando diz que 20% da população(uma elite portanto) detém 80%(oitenta por cento) de toda as riquezas mundiais!. Pasmem!

Tal situação, leva ao que estamos assistindo nos dias de hoje. Guerras e mais guerras pipocando em vários lugares; atos de terrorismo da mesma forma; Estado Islâmico matando cristãos pelo simples fato de os ser!.

É a volta da barbárie, da irracionalidade e da insanidade!.

Enquanto as grandes potências estiverem voltados os seus olhos para os seus próprios umbigos, a situação tende a piorar, infelizmente. A miséria é o caldo de cultura favorável ao surgimento de grupos terroristas.

A Coréia do Norte está nas mãos de um "desequilibrado mental" que manda matar ministro que dorme em seus discursos!. Na Venezuela o ditador, Maduro, bolivariano, em sua esquizofrenia política e ideológica, tenta manter todo o povo na mais absoluta FALTA DE TUDO: falta comida, faltam remédios, faltam materiais de limpeza etc.etc.

A Rússia e Estados Unidos, por sua vez, se comportam de maneira hipócrita, ao defenderem distintamente a situação de guerra na Síria. Os Estados Unidos apoiam os rebeldes internos contra o Ditador "Baralachade", concomitantemente, a Rússia fornece armas para manter o ditador no poder.

Ao mesmo tempo em que os dois países são contra o Estado Islâmico. Onde está a COERÊNCIA nesse jogo geopolítico?

Nunca se viu tanta hipocrisia de nossos líderes mundiais!

Somente a Mão Forte do Deus Todo-Poderoso, poderá MUDAR o curso da história. Esperamos na Misericórdia de Deus!

"Eu deixo para vocês a PAZ, EU LHES DOU A MINHA PAZ. A paz que eu dou a vocês NÃO É A PAZ que o mundo dá. Não fiquem perturbados, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: “Eu vou, mas voltarei para vocês”. diz o Mestre Jesus, conforme Evangelho de João capítulo 14, versículos 27 a 28.

O mundo está sedento de paz. Mas, a verdadeira PAZ nasce do amor reconciliado; do perdão, da disponibilidade do coração em busca do verdadeiro ENCONTRO com o outro. Nasce da partilha com o outro, não só materialmente, mas principalmente a partilha da solidariedade.

Senão renunciarmos a nós mesmos e a nossos objetivos egoístas, o mundo jamais conhecerá a Paz. A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA SOCIAL, já disse o Papa Palo VI.

Que Deus, rico em misericórdia, inspire os detentores do poder mundial para que ajam com bom senso e justiça!

Se a O.N.U. (Organização Mundial das Nações Unidas) realmente fosse competente, poder-se-ia criar um FUNDO MUNDIAL CONTRA A POBREZA, cujo objetivo seria ajudar em políticas públicas aos países do terceiro mundo, sobretudo nas áreas de agricultura, educação e saúde. Mas infelizmente, a O.N.U. é um órgão decorativo e nada faz nesse sentido. Ela só toma medidas paliativas.

Que Deus tenha a misericórdia de toda a humanidade! Paz e Bem!

(*)autor é Amigo do Bem e Comunicador do Evangelho de Jesus Crito para todo o planeta. Conheça seu BLOG BEM VIVER BRAZIL - antonibigcuore.blogspot.com (autoconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

-------------------------------------------------------------------