AS TECNOLOGIAS DA DISTRAÇÃO

“Daí resulta que os homens gostem tanto do barulho e do reboliço; daí resulta que a prisão seja um suplício tão horrível; daí resulta que o prazer da solidão seja uma coisa incompreensível e, finalmente, que o maior motivo de felicidade da condição dos reis consista em procurar diverti-los sem cessar e proporcionar-lhes todas as variedades de prazeres.” (Blaise Pascal – Pensées)

Notando as novas tecnologias disponíveis no mercado, não tive como não lembrar dos pensées de Blaise Pascal. Lendo recentemente em um artigo sobre a tecnologia android, constatei que tem de tudo o que se possa pensar em utilização da tecnologia Java com a plataforma da Linux; ou seja, na prática, pode-se acessar a internet ENQUANTO QUE pode-se jogar com mais definição, por que o Android “é um grande sistema baseado em código aberto (assim como Linux), a cada nova atualização do Android os recursos ficam cada vez melhores e com uma definição de imagem surpreendente. A jogabilidade é excelente sem falar que o Android possui uma loja chamada Android Market que fornece aplicativos pagos e gratuitos para os clientes”, conforme artigo que li. Mas, afinal, qual é a real relevância de um aparelho que deixou de simplesmente funcionar para aproximar as pessoas via voz para torná-las ainda mais centradas em si mesmas? O que leva o homem a assim proceder? Segundo Pascal, “todo o seu cuidado consiste em se esquecer de si mesmo e deixar correr esse tempo da vida tão curto e tão precioso sem reflexão, ocupando-se com coisas que o impedem de pensar nisso.” (Pensées, p. 247).

Nossa vida não pode girar em torno de nós mesmos, como se ao nosso derredor nada houvesse, AINDA QUE ESSA FOSSE A NOSSA MAIS VISCERAL VONTADE! Toda essa tecnologia tem apenas um e mísero objetivo: tirar-nos de uma necessária e nada desprezível responsabilidade de olhar pra dentro de nós mesmos e de contínuo nos avaliarmos para melhor vivermos com o nosso entorno e nos mantermos tais quais gados de manipulação, e quanto mais luzinhas e musiquinhas nos novos aparelhos que vão proliferando no mercado mais hipnotizados por essa mentira os homens são vitimados.