Pessoas tóxicas

Existem pessoas que são realmente tóxicas, que adoram maltratar, dizer coisas para nos ferir e, com frequência, jogam na nossa cara que não somos nada sem elas. Podemos mesmo dizer que viver ao lado delas é igual a nos envenenarmos continuamente, pois ouviremos diariamente palavras rudes, sarcásticas, reclamações e xingamentos. Isso se não formos agredidos fisicamente.

Tudo que fizermos, mesmo que dando o melhor de nós, jamais será suficiente para seus padrões de excelência. Eles sempre acharão um pretexto para nos diminuir, implicar conosco, ridicularizando-nos e magoando-nos. Qualquer erro nosso será razão para mostrar que somos imprestáveis, não servimos para nada. Chega a um ponto em que a vida ao lado dessas pessoas se torna realmente insuportável, a pessoa que se vê sempre agredida (principalmente sem razão) se pergunta (inclusive quando não é financeiramente independente) até quando terá de suportar uma situação injusta que parece não ter fim.

Quem vive ao lado de gente tóxica sente-se aprisionado e sozinho, muitas vezes não vendo saída nem ajuda. Isso pode levar a um desespero extremo que não raro culmina em atitudes insanas, como suicídio, especialmente se quem é oprimido tentou escapar sem sucesso ou procurou convencer o opressor do seu erro, o que jamais dará certo, visto que uma pessoa tóxica nunca admitirá que é repressora e doentia, talvez por ter sérios problemas ou por ser perversa mesmo. Seja como for, não podemos negar que pessoas assim podem destruir nossas vidas e o melhor é que nos distanciemos delas. Elas são incapazes de amar e de se relacionar de forma saudável.