Somos pais de filhos que não fomos

Neste mundo mais livre e mais humano deveria existir menos problemas e angustias, mas não é o que vem acontecendo. Fomos criados de pais menos permissíveis. Lutar pelas nossas coisas era verdadeiro e qualquer coisa, tínhamos que conquistar. Hoje vejo as atitudes dos adolescentes à minha volta. Sempre tiveram tudo que quiseram. Sempre foi permitido fazer tudo que quiseram. Não houve imposição de limites. Inventam doenças novas. Criam-se novos diagnósticos para coisas que sempre existiram. E com isso os filhos possuem cada vez menos limites. Se isto é ruim? Não sei. Mas as pessoas andam mais egoístas. Pensam mais em si próprio e pai ou mãe são as primeiras “vítimas” a serem ultrapassadas. Se existe culpados somos nós, que não educamos como fomos educados. Quantos de nós não levou cascudos, tapa de graça e outras coisas que tbm acho que não deveria ser mais utilizado. Mas no fundo criamos a permissividade instalada onde não se pensa mais no próximo, onde as pessoas pensam em si independente se vai fazer algum mal para o outro. Os crimes ficaram mais brutais, as atitudes mais animalescas, as vontades individuais mais capitalizadas. Importante é ter posses, é ter status é ter poder. A que custo?

Existe chance de mudar isso? Dependerá exclusivamente de como educarmos. O amor realmente resolve tudo mas será que estamos e sabemos amar como se deve?