SOBRE A ESQUERDA
 
A esquerda não aprendeu com as lições da história, há muito que a chamada esquerda deveria fazer uma autorreflexão, mas preferiu continuar se iludindo com o poder à custa de um populismo baseado nas receitas do modelo agrário-exportador e com o dinheiro sobrando promoveu um consumismo baseado no endividamento, que produziu uma sensação momentânea de bem estar à população de baixa renda e no plano político promoveu uma verdadeira orgia a coisas pública sem nenhum tipo de critério, abrindo as porteiras ao que há de pior em nossa prática política - o fisiologismo para assim se manter no poder. Agora em minha modesta opinião surge uma janela para a autocrítica e para a reflexão para além das bandeiras e palavras de ordem. A esquerda necessita urgente ir pro divã, e assim revê sua concepção de mundo. Penso que ela deveria se reagrupar em torno de questões como meio ambiente, justiça social e desenvolvimento sustentável, educação verdadeira e inclusiva, e combate a corrupção e fisiologismo, e esquecer os paradigmas tomados emprestados do socialismo soviético, cubano e bolivariano. Deveria inclusive rever seus estatutos que são extremamente autoritários. Faz-se necessário a esse espectro político apreender com a sua história e revê praticas e equívocos, para que novamente torne-se uma opção de poder responsável e confiável. Ainda como registro afirmo que o PT pagou por suas escolhas a meu ver equivocadas quando preferiu a política do "pão e circo" quando optou por gastar bilhões com ruidosos eventos para provar ao mundo que éramos "gente" canalizando os parcos recursos disponíveis para coisas sem sentido, além de alimentar com isto a corrupção. Já imaginou se ao invés desses eventos ruidosos e bilionários, fizéssemos um aporte silencioso e igualmente bilionário na saúde e na educação a esta altura poderíamos estar comemorando esse grande feito! Mas pena que não foi assim.
 
Labareda
Enviado por Labareda em 03/09/2016
Reeditado em 16/10/2019
Código do texto: T5749059
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.