Os males do mundo moderno- principio da incerteza

Coloco agora palavras a tal texto, que refletem o fundo de minha alma , que deveras anda um pouco incomodada, pois tento analisar o mundo reflexivamente.Vejo que sociedade encontrasse em uma premissa de incerteza.De homens que se encontram frustados , tristes e amargurados , pois vida da qual era solida em seus círculos sociais no pretérito, hoje tais certezas se foram com o vento, tudo a todo momento esta a mudar em um piscar de olhos , o que era bom ontem,hoje pode estar a decair , e o que era péssimo pode se torna belo aos olhos da psique humana.

Isto se reflete com simples analise cognitiva de nossa sociedade, que outrora estava no cerne das certezas.Mas tal fato se desmoronou em tempos contemporâneos, onde as pessoas estão a todo momento a revelar sobre suas atividades diárias , para que circulo social pense que o tal se encontra feliz.A cada microssegundo postamos os atos e fatos que fazemos diariamente como , o nosso jantar outrora, algo privado agora se tornou motivo para curtidas facebookianas repentinas, fora nossa obsessão pelo belo, e pela perda da simples admiração. Como exemplo nítido podemos citar que a cada lugar que vamos, postamos uma foto sobre tal lugar , não fazemos como no quadro que a cima coloquei , onde o pintor Caspar Friedrich coloca o homem moderno e romântico , admirando uma paisagem ,se tal fato fosse pintado em tempos atuais , possivelmente não seria pintado admirando, e sim uma selfie demonstrando que o ser foi a montanha.

Talvez tal fato não seja ruim , talvez seja apenas o reflexo da mudança , do meio do qual se vive.Mas analisemos criticamente nossa alma, fazendo de tal um espelho , que revelara a profunda psique humana.O que será que tal espelho nos mostraria?deixo tal pergunta com uma reflexão de Sartre filosofo francês, onde escreve:” que a existência precede a essência”,vamos analise sua existência ,e o que atualmente tu esta fazendo a tua essência?

O que iremos fazer com tal essência a todo momento meus caros.Tente buscar a fazer mais original possível ,procure saber de teus desejos e não o dos outros , busque momentos de alegria, tente não postarmos mais felicidade falsa, e quando formos a qualquer lugar tentemos apenas sentir a presença dos ventos , a paisagem , tentemos a tudo admirar, talvez assim teremos uma vida mais plena , mais serena tranquila e quem sabe talvez aprendemos o próprio sentido do que são amar as coisas verdadeiramente.

Nao digo que fazendo tais coisas tu encontrara um mar de rosas a tua frente, pois como Calderon de la barca diz:” Viver e também padecer”, sim , padeceremos , mas com a certeza a absoluta que temos o encilhamento de nossa vida sobre o nosso pleno comando, “, não seremos mais apenas um simples produto do meio, que anda a ser comandado pelos outro”, seremos pessoas de essência livres , teremos a escolha como premissa básica de nossas vidas, podemos as vezes tropeçar em nossos caminhos , mas tropeçaremos sabendo que , tentamos algo para tropeçar , não viveremos inertes como um robô , que apenas recebe comandos de um ser superior , viveremos a vida que queremos , terminarei este breve texto com a citação de um poeta espanhol que muito me agrada, chamado Antonio machado onde ele diz a todos : Caminhante não a caminho , caminho se faz ao andar”. Então meus caros andes por onde quiseres ,faras o que houveres de fazer , reflita sobre teus limites , que assim veras um mundo inteiro a navegar com o navio de tua consciencia.