o ego eu de cada dia

Comecemos com um breve conto grego. Segundo lendas , o titã Prometeu , vivia entre os deuses do olímpio , so que vendo o sofrimento , e penar do povo humano , ele se compadeceu da causa e levou ate os homens , o fogo, bem que com ele , o homem poderia se aquecer , e forneceria um instrumento para que a sociedade dos homens crescesse em abundância e magnitude, apenas Prometeu não contava com a ira de Zeus , deus dos deuses do monte olímpio.

E na ira de Zeus , ele acorrentou Prometeu , em um monte onde , ali ele iria padecer todos os dias , onde um corvo comeria tuas vísceras , todos os dias , e todos os dias elas iriam se regenerar , este seria o teu pagamento , por ter fornecido o fogo aos homens.Nossa breve historia termina com o valente , Heracles ou Hercules segundo os romanos , fazendo um de seus doze trabalhos , quebrou as correntes que prendiam Prometeu , de teu leito de sofrimento.

Contei-lhes esta breve historia , pois no enredo de meu breve texto , isto explica um pouco o ego do humano contemporâneo.Humano este que em tempos de avanço cotidiano , dos sistemas eletrônicos ,acredita que a tudo pode fazer, que tem as respostas para todas as perguntas.Pense bem ate sondas para explorar o universo mandamos, ora pois , isto nos arremete a um pensamento de que com uma pitada do que os livros de auto-ajuda nos dizem , de que somos seres capazes de fazer tudo. Existem livros que dizem que pensando se pode a tudo fazer, lemos autobiografias de pessoas bem sucedidas , ou livros que dizem que devemos ser como aves de rapina, que voam alto, e olham todo o plano.

Outrora , em uma conversa amigável, com um de meus amigos , um deles me disse que possivelmente ja haviam descoberto a cura para todas as doenças humanas, e que tal vacina , ou medicamento so não fora exposto ao grande publico, pois tal coisa faliria com as fabricas farmacêuticas , esta utilizando um argumento que não e meu , e a era prometaica, onde achamos que encontramos o fogo , que iluminaria todas as nossas conquistas , nos dizem que a tudo podemos , e nosso ego so nos faz ha acreditar que tal coisa e real, não pensamos mais como seres limitados que somos, e nem nos olhamos como limitados , quando se deparam com algum de nossos erros , ou quando somos repreendidos nos dizem que tal coisa não pode ser feita, pois ira impedir o crescimento emocional de tal ser , pais que pensam que os filhos são excepcionais por manusearem um instrumento do qual não o tiram da mao , e que por tal feito são gênios mal compreendidos , alunos que enfrentam o professor , ou que repreendem os por ensinarem tal fato , e discordam deles , não sei se tenho o direito de dizer tal coisa , mas nunca fomos tal limitados constante , ao saber da quantidade de conhecimento que temos , pensamos que a a tudo podemos , sem nos conhecermos plenamente.

Mas lembrasse do que ocorrera com Prometeu , que padeceu em sofrimento por teu feito heroico , talvez seja por isso que , ao inverso de tal feito social contemporâneo , nunca fomos tao carentes de fala, e contratamos pessoas para nos ouvirem , ou se fazerem de que estão ouvindo. Talvez precisemos de um hércules libertador , ou simplesmente de nos, auto avaliarmos , como falava o caro Socrates ao povo ateniense , “conhece a ti mesmo”, e avalie tuas capacidades , saiba que tudo não podes fazer, tente conhecer teus limites , saiba que tu não passa de outro ser nesta terra, não deixe que teu ego supere teu próprio ser, tente compreender as coisas , como são , não crie fantasias , encare tua realidade , e caso não goste de tal realidade , saiba que existem outras escolhas a se fazer, coisas simples que , da qual para serem feitas precisam apenas de uma avaliação psíquica do eu profunda , pode revelar a real capacidade de tuas ações, não seja imediatista , e nem acredite em falsos ídolos , que se destroem com um simples toque, encare teu eu , e faca tuas escolhas. Não escrevo como instrumento de autoajuda , pois não lhe conheço , para dizer o que fazeres , ou como fazeres , pois apenas tu podes descobrir os teus limites que podera vi a ser uma aventura emocional para ti mesmo, quem sabe podera ser uma aventura para ti.