Escravos da própria liberdade

Ultimamente tenho pensado tanto sobre esse assunto que não tive como ficar sem escrever sobre. Hoje passei o dia enquanto estava ocupado fisicamente pensando em qual seria o título, na minha opinião consegui chamar atenção e espero conseguir manter ela durante o texto.

Como identificar se você é escravo da sua liberdade? Primeiro temos que abordar alguns outros assuntos.

-Sensação de Liberdade versus Liberdade

A definição de liberdade bem resumida é "Agir de acordo com seu livre arbítrio, segundo sua própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém."

Segundo a filosofia liberdade é um conceito utópico que se refere a "Independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade". Então ninguém é realmente livre, nós temos a sensação de liberdade ou estamos em busca dela ao longo da vida. Segundo Karl Marx liberdade está diretamente ligada aos bens materiais, e eu concordo, pois a independência e poder de autonomia dentro de uma sociedade é totalmente relacionada ao poder aquisitivo que tu tem. Para ser livre sem necessitar de um poder aquisitivo, você precisaria produzir tudo que lhe é necessário, desde alimentos até roupas, casa, móveis.

-Liberdade Básica e Liberdade Relativa

Liberdade básica é tudo aquilo que você precisa ser livre para fazer, digamos que seriam os seus direitos humanos.

É bom destacar também que para cada indivíduo a liberdade sobre algum assunto específico é diferente. Enquanto pra uns festejar é liberdade para outros é apenas uma rotina social, tem aqueles que usam apenas para fuga e também há quem trate como necessidade. E em todos os assuntos liberdade tem que ser tratado individualmente para cada um.

-Falta de Liberdade versus Abstinência

Basicamente quando a sua liberdade vira uma necessidade, ou pior, vira um vício é quando você vira escravo de si mesmo, e muitas vezes sem perceber, e ainda por cima gostando de estar preso dessa maneira. Então pense antes de toda decisão "Isso é necessidade ou liberdade?" e se liberte definitivamente das suas correntes.

Bruno Toniolo
Enviado por Bruno Toniolo em 04/08/2016
Código do texto: T5719260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.