OS ANCIÕES DA POLÍTICA BRASILEIRA

Olá pessoal, hoje falaremos sobre uma situação curiosa, principalmente no Brasil, mas que ocorre em todo mundo. Falaremos sobre o comportamento dos nossos velhinhos, políticos. Tá curioso? Então continue lendo nosso texto.

O Brasil é um país maravilhoso e muito capaz. Somos um povo com muitos recursos naturais, fora e dentro de nós, além de possuir um QI muito elevado, mas infelizmente utilizamos nossas ferramentas para praticar o mal, roubar e enganar ao próximo. Infelizmente esse é o tipo de experiência que presenciamos em nosso dia a dia. Em toda esquina, instituição ou eventos há os atos desonestos e corruptos. Isso é sadio, meu amigo? É maduro? Claro que não! Não podemos desistir, desesperançosos, e nem mesmo tentar mudar isso repentinamente. As mudanças são processos e isso, normalmente, requer tempo. Não podemos fazer muito a respeito, pois educação, como disse antes, é um processo, por vezes demorado e, maturidade é um processo que só será despertado se soubermos viver, observando as experiências da vida de si e de outrem e, em seguida, tomarmos as melhores decisões, vivenciarmos caminhos diferentes. Temos que fazer a nossa parte, apenas, e por o foco em nossas ações diárias.

Meus amigos, as nossas crianças já não possuem a inocência de antes, de outros tempos, pois foram trocadas, não por algo superior, sábio, mas por experiências vinculadas às coisas pequenas e às vezes infames da vida. É claro que são os efeitos de nossas escolhas na modernidade, do tempo moderno, mas diga-me, por favor, aonde vamos para com tudo isso?

As pessoas não buscam liberdade. Buscam libertinagem. Nossas crianças e adolescentes aprendem cada vez mais cedo a prostituir-se, enganar, manipular, corromper-se e até riem dos que fazem a coisa correta e honesta. Será que estamos nos caminhos certos em que nossos jovens riem dos que agem corretamente, como se eles estivessem fazendo a coisa errada? Vi na escola uma adolescente ser ridicularizada por comportar-se educadamente, estudar e não ficar com os rapazes. Ela sofria constantemente bullyng, como se estivesse fazendo a coisa errada. Estamos vivendo uma inversão de valores? Responde-me.

“Ah, isso é coisa de adolescente”, diz alguém. Mas digo que estamos aprendendo o que á mau para si e danoso à sociedade, pois outrora não era esse o comportamento dos jovens. O que mudou? Por que mudou? Outro diz: “com o tempo cria juízo”. Mas te pergunto, amigo leitor: o tempo é capaz de mudar essas pessoas ou a consciência delas é que pode transformar seus comportamentos? Bem, sendo verdade ou não o dito, certo é que almejamos que seja assim. Desejamos que as pessoas se desenvolvam e se tornem humanos cada vez melhores por meio da consciência de si e social. Se o tempo corrigisse os desequilíbrios psicossociais, não teríamos tantos políticos, idosos, agindo feito babacas infantis.

Uma nação madura é aquela que possui a força dos jovens e os pensamentos maduros e equilibrados dos seus idosos, antes chamados e anciões. Por isso, a necessidade de respeitá-los, coisa que pouco fazemos, ora porque somos desrespeitosos mesmo, mal-educados, ora porque nossos “anciões” não se fazem respeitar, principalmente aqueles que nos representam nas maiores camadas sociais: nossos políticos.

O sábio Salomão chega a convocar a população para observar os conselhos dos sábios anciões. Sim, pois este é o lugar deles. Mestres do saber e da vida. Exemplos para os mais jovens. Mas o que temos visto são pessoas que nascem, crescem e morrem canalhas, levando, nas suas vidas, o dito de que pau que nasce torto, morre torto, nunca se endireita. Vemos por exemplo, idosos macabros, diabólicos, canalhas, ladrões e prostitutos, como Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, Marco Pollo Delnero [atual da CBF], Lula, José Genuíno, José Dirceu, Dilma, Renan Calheiros, Eduardo Cunha, entre outros tantos [A lista é grande]. Eles não conseguem nem mesmo respeitar as próprias ideologias políticas. São pessoas idosas que deveriam mostrar exemplo de maturidade e bondade e não canalhice e esperteza.

Eles deveriam ser exemplo para a nação , principalmente para os jovens, mas ao contrário ensinam o crime que compensa, o roubo, a corrupção. Isso não é coisa que se faça com uma nação. Essas pessoas idosas, mas não idôneas, deveriam ter vergonha do que fizeram da própria existência e das coisas que fizeram na vida. Elas deveriam pedir desculpas à nação brasileira se tivessem o mínimo de autoconsciência social e um pouco de dignidade.

Ainda bem que restam alguns poucos remanescentes e equilibrados que mantem sua educação e sabedoria, tornando-se cada dia um exemplo bom e uma pessoa melhor. Sejamos idôneos em nossa juventude, em nossa velhice, em qualquer tempo. Sejamos exemplo para os que vierem depois e construtores de uma sociedade mais digna e livre!!!!

MAGNO HOLANDA