COMO É BOM VIAJAR! Mas, como é bom voltar!

Durante toda minha vida, sempre fui uma viajante. Mas, sou uma viajante um pouco diferente. Aprendi a viajar para além das fronteiras, mas sobretudo para dentro de mim, compreendendo cada passo, cada descoberta e cada sentimento que está a pulsar. Descobri que posso viajar das mais diversas formas e estas, não são menos importantes e gratificantes do que as viagens em que precisamos comprar passagens ou sair do local de origem.

A minha primeira viagem inesquecível foi quando descobri que eu podia ler. Foi uma descoberta realmente indescritível, já que eu era tão pequena e sentia certa curiosidade rumo à vida. Desde cedo, eu sentia que havia algo em mim que não era tão comum aos demais: eu amava as artes, o olhar, a expressão. Eu chorava olhando quadros, lendo romances, crônicas.

Logo mais, eu descobri outro tipo de viagem, que além de ler, eu podia escrever. E muito mais que escrever, eu conseguia dar vida, rima, nomes e criar as mais diversas fantasias e metáforas através da poesia. Foi uma descoberta que mudou completamente o rumo da minha vida. A poesia é minha essência, minha religião, minha estrutura, minha aliada em caminhos de luz e de escuridão.

Em minha vida adulta, descobri mais uma forma de viajar, e esta eu percebo que há mais pessoas fazendo: atravessar fronteiras, conhecer lugares, visitar museus, bibliotecas. A cada viagem que faço, fico mais encantada com tudo que ouço, vejo e sinto.

Adoro viajar para conhecer culturas, regionalismos e compreender a maneira de ser de cada povo, de cada cidade e de cada museu visitado. Adoro ouvir os pesquisadores falarem de seus lugares de origem com tanta devoção como se fosse um livro sagrado.

Entretanto, a viagem mais formidável é o retorno para seu lar, para sua rotina, para sua família, para aquilo que você escolheu ser e fazer. É indescritível a sensação de chegar em seu lar, doce lar e saber que tudo ficou ali, intacto e sem movimentos. Que há alguém a sua espera e que as experiências de uma viagem, seja ela boa ou ruim, te ensinou e te permitiu entender muitas coisas, inclusive a si mesmo.

Uma viagem externa que não te permite sentir o que está internamente e não te provoca mudanças de olhar e de comportamento, não é uma viagem, podemos chamá-la apenas de compras de passagem. Ela será em vão.

Como é bom viajar! Mas como é bom voltar e poder renovar-se. Reencontrar-se e inovar-se.

PATRICIA PESSOA
Enviado por PATRICIA PESSOA em 03/08/2016
Código do texto: T5717918
Classificação de conteúdo: seguro