Estilo

O estilo do escritor, imagino, deve refletir, em parte, o que ele lê.

Muito aprecio a boa leitura. Agrada-me não só o conteúdo do que leio mas, principalmente, a forma, o estilo. Adoro uma prosa recheada de lirismo. Assim, tanto minha mente quanto minha alma ficam satisfeitas.

Gosto muito de poesia. Entendo ser um gênero muito difícil, por expressar sentimentos que acometem a alma de forma bela e resumida. No seu labor poético o bardo pode até faltar com a verdade. Como se trata de sentimentos, a verdade que entristece um pode ser a mentira que alegra o outro. O poeta é livre para expressar os sentimentos que lhe vão na alma. Não deve assumir a responsabilidade pelos estragos ou benefícios que os efeitos de suas poesias farão sobre a alma das pessoas.

Não é por acaso que o poeta maior de nossa língua (Fernando Pessoa) poeticamente eximiu-se das mentiras que operou em sua copiosa produção literária.

O poeta é um fingidor

Finge tão completamente

Que chega a fingir que é dor

A dor que deveras sente

Chico Tavora
Enviado por Chico Tavora em 28/07/2016
Código do texto: T5712417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.