Só nos resta acreditar, não é mesmo?
Vejo constantemente por todos os lados frases do tipo: “Um novo mundo está surgindo.”, e paro para pensar, que mundo será este? Será que é um mundo realmente bom como todos pensam quando leem frases deste tipo? A verdade é que estamos criando um mundo cada vez mais formados por adultos, não em questão de idade, mas sim por questões de “maturidade”. Cada vez mais temos menos crianças de espírito no mundo e sabe por que? As crianças estão sendo privadas de serem crianças, de brincar, de sonhar, de acreditar.
Com o passar dos séculos as sociedades tem se tornado racionais demais. Temos ensinado cada vez mais cedo que nossas crianças não podem acreditar em um coelho que traz os ovos de chocolate na páscoa, ou na fada que troca dentes por dinheiro e até dizemos que não é o bom velhinho que traz presentes no fim do ano, destruindo assim seu puro e verdadeiro espirito natalino, mas as fazemos trabalhar como adultas em filmes e novelas que ironicamente dizem que sonhar não tem problema, que as crianças podem ser o que quiserem com o poder da imaginação. Mas será que realmente podem?
Agora me diga, se tirarmos o direito de uma criança de sonhar, o que mais lhe restará?
Crer no impossível não deveria ser uma virtude apenas dos pequeninos. Os adultos já deviam ter percebido há tempos que as crianças as vezes tem muito mais que ensinar do que os livros e computadores. No mundo dos adultos não há espaço para sentimentos, e isso muitas vezes resulta em pessoas perdidas, sem uma causa, pessoas que não sabem amar, pessoas orgulhosas, que se esquecem umas das outras com uma assustadora facilidade, pessoas que tem cada vez mais esquecido de sorrir de verdade como uma criança.
Qual é o problema se uma criança acredita que as portas de um guarda-roupa podem levá-la a um mundo fantástico ou que uma estação de trem leva a uma viagem para uma terra de magia, ou que uma nave espacial a permite viajar por universos além do nosso, mesmo que essa fé seja por imaginação, não significa que seja não seja importante.
A fé é a força motriz de toda realização humana. Acredite de coração por muito tempo em uma determinada coisa e ela terá infinitas chances mais de se tornar verdade, não acredite e muito provavelmente ela jamais se realizará. Começamos a perder essa força desacreditando nas coisas que “logicamente” são impossíveis e hoje já não acreditamos mais em nada, e muitas vezes nem em nós mesmos.
Por que impedir cada vez mais cedo as pessoas de sonhar? Em meio a tanto caos no mundo real, só nos resta acreditar não é mesmo? Por que restringir mundos de imaginação somente as crianças pequenas? Pare e observe as salas de cinema nos filmes de ficção, super-heróis e animações, o público adulto supera o infantil, e não estou falando dos pais dessas crianças. Inconscientemente as pessoas procuram por meios como filmes, músicas, pinturas, livros e etc. que as permitem encontrar um “portal” que a permita fugir de um mundo de violência, resultados, planilhas, frieza e a leve a encontrar a felicidade, a paz ou o amor.
Acreditar nos permite voltar a sermos crianças, e a inocência de uma criança pode ganhar o céu.