TRADIÇÃO SEM TRADUÇÃO (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

SOBRE TERMOS QUE USO/CRIO

Em minhas pesquisas e vivências acesso saberes, usos, costumes, sabores, fazeres diversos que fazem - me crer na necessidade de desenvolver conceitos que coexistem em nossas manifestações tradicionais... ouso compartilhar com vocês:

FAZEDORES: Aqueles que são a tradição viva.Vivencia, resiste, insiste com suas práticas cotidiana, visando sempre a continuidade daquilo que lhe fora transmitido e assume o compromisso de manter viva essa cultura de ímpar valor.

GUARDIÕES: Aqueles que sem visibilidade egóico-social, tecem linhas de ações efetivas voltadas à salvaguarda manutenção e continuidade das tradições, respeitando todo ciclo evolutivo das mesmas. Sempre colocam à frente os fazedores e jamais a si mesmos, pois respeitam todos os aspectos que a ancestralidade transmite.

ATRAVESSADORES: Aqueles que, mesmo inseridos em grupos de tradição ou não, fazem deles uma forma de ganho, social, financeiro, politico entre outros, cedo ou tarde se revelam por suas ações predatórias, destrutivas e desrespeitosas, pois a sabedoria milenar dos fazedores assim o é por ser a sabedoria vivificada em seu ser a na cultura simples da vivência no coletivo que faz parte e sentem as pessoas de forma diferente.

MESTRES: Aqueles que guardam toda sabedoria ancestral, com respeito ao novo, ao velho e faz de sua vida uma forma de transmitir esses saberes aos seus pares, pois tem consciência de sua finitude e da necessidade de seus saberes e fazeres continuarem. São geralmente idosos que vivem num grupo, num nicho ou mesmo solitários pela e para a continuidade daquilo que lhe é mais caro, a tradição

ARCANOS: São aqueles que respeitando as partes, o todo estabelecem arcos de diálogo entre a tradição e as manifestações culturais, existentes na sociedade, desenvolvem ações voltadas à re dignificação da tradição e daqueles que a fazem, oportunizam o acesso da academia tão distante da cultura popular devido à ciência cartesianas muitas vezes utilizadas em suas pesquisas.

REPENSAR CONCEITOS É ESTABELECER CRITÉRIOS REAIS DE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES CULTURAIS EXISTENTES.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 20/06/2016
Código do texto: T5673366
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.