O REFLEXO DE NOSSAS (PEQUENAS) AÇÕES NO UNIVERSO (DE ALGUÉM)
 
     Alguns chamam de vontade de Deus. Outros atribuem tudo à teoria do caos. Há quem chame de destino e há os que aceitam que tudo é apenas o acaso. Muitas teorias e explicações para algo que não se explica: A conexão entre eventos, coisas e pessoas. Nós como indivíduos imersos nessa complexidade que é a VIDA.
     É mais do que dizer que somos uma simples engrenagem conectada a um sistema complexo. Podemos ser comparados as peças de um jogo de XADREZ, com sensação de vontade própria mas, talvez, comandados por algo maior (que não sei nem quero tentar definir o que seja).
     Somos racionais, planejamos e fazemos escolhas. Muitas delas com objetivos claros e definidos, com resultados esperados a serem alcançados. Queremos crescer, alimentamos sonhos e as vezes planejamos como se nunca fossemos morrer (e as vezes amamos como se não houvesse um amanhã). Queremos algo aparentemente simples... Queremos ser FELIZES.
     Alguns (como eu) tentam calcular tudo (físicos adoram isso). Acrescentam todas as variáveis possíveis (e impossíveis) na (complexa) equação. Imaginam o plano A, B e C, até não haver mais espaço no alfabeto para tantas alternativas possíveis. Planejamos tanto que esquecemos das variáveis que não estão sob nosso controle.
     Em certo momento, para alguns, a vida dá corda e permite que o plano pessoal se cumpra, alimentando a esperança. Ela nos brinda com conquistas e vitórias. Nos leva ao clímax da felicidade e, de forma insana, muda as regras do jogo. Da forma mais covarde possível, a vida rouba os sonhos, a alegria e a felicidade de alguns. De forma abrupta, a vida pode aparecer e nos roubar A VIDA (em sentido figurado e literal). E isso gera o maior paradoxo que conheço: A vida nos exige agir com justiça ao passo que ela mesma não é justa para conosco.
     E em meio a esse CAOS, participamos da vida de alguém quase sempre sem escolher, porém, podemos decidir como agir, mas sem direito a escolher as consequências de nossas ações (pois de tudo é exigido um preço). São nesses momentos que você entende o que a palavra AMOR pode significar. Pois toda ação (ou omissão), por menor que ela seja, causa algum tipo de impacto (e mudança) no mundo (ou no universo de alguém). Pequenos atos que podem reverberar e propagar para longe do alcance de suas mãos. Mas, quando agimos com amor, não há dúvidas de que o resultado será sempre benéfico (para você e para alguém).
     E algumas raras vezes a vida nos permite ter conhecimento de algumas consequências. Talvez para nos fazer entender que estamos no lugar certo e fazendo a coisa certa. Talvez ela permita isso para entendermos que a busca por mudanças é uma atitude nobre, mas que você pode ser essencial como é, com todos seus DEFEITOS e QUALIDADES. Algumas raras vezes a vida lhe permite saber os bastidores para você entender que pequenas ações podem ter resultados grandiosos.
     E, por fim, percebemos que não precisamos ser super-heróis, mártires, grandes líderes mundiais, imortais ou infalíveis para salvar e transformar o UNIVERSO. Para salvar o UNIVERSO basta amar alguém sem reservas e doar o melhor de si. Agindo com amor você se torna um anjo da guarda. Você se torna, um protetor.


2º JJ 12:06