Fobicofobíacos

Não temos fobia a Cristo. Temos fobia a quem, em nome de Cristo, engana o próximo, tira de quem já não tem o suficiente, desrespeita a fé alheia, desrespeita a falta de fé alheia.

Temos fobia a quem, em nome de Cristo, diz que a África, seus habitantes e descendentes são um conjunto amaldiçoado - continente e população. Temos fobia a quem nega a igualdade de direitos e o direito de inclusão das minorias, a quem se acha no direito de guardar para si as riquezas que não produziu, de usufruir daquilo com o que não contribuiu.

Fobia é fobia... e eu também tenho as minhas. E há muitos como eu, fobicofobíacos. Nós temos fobia às pessoas que têm todas essas fobias. Também temos fobia a quem quer garantir apenas para si e para os seus aquilo que é de todos, especialmente as oportunidades, acessadas em nome de uma meritocracia onde o mérito nunca existiu, onde as oportunidades nunca foram equivalentes.

Mas, sem baixar a cabeça para vocês, sem deixarmos de nos defender, não vamos matá-los, nem espancá-los, não somos escravos de nossas fobias.

Apenas educamos nossos filhos bem, apontando vocês como exemplos do que há de pior entre nós, porque sabemos que a fobia de vocês é excludente, é acumulativa, é desumana. A nossa fobia é apenas a consciência da sua nocividade.

Nossas armas são outras - educação e cultura lato sensu. Vamos apenas educar nossos filhos bem, apontando vocês como exemplos daqueles que, seja pela má fé, seja pela ignorância, não podem ser levados a sério, a não ser como isso que realmente são: exemplos daquilo que não se deve ser.