Ser adolescente

Ah! A adolescência... Época esperada por tantos, época malquista por muitos...

Enquanto somos crianças vemos nossos primos mais velhos, ou até mesmo outras pessoas próximas de nós, entrando nessa fase tão explosiva da vida. Pensamos que é muito bom, achamos que é nela que virá a independência, que nela seremos mais livres, tudo fachada.

Entramos na adolescência, nos achamos donos de nós mesmos, mas somos frustados ao nos depararmos com as confusões que sobre nossa mente vaga pairam. Queremos correr contra o tempo, queremos tudo para já, mas nos decepcionamos com a espera que temos que enfrentar.

Como se não bastasse têm os nossos pais, achamos que eles não nos entendem, que querem nos privar da tão sonhada "liberdade", enquanto eles nos querem proteger das ilusões.

Tem ainda o frio na barriga por causa do primeiro amor, aquele medo de fazer alguma besteira; e o anseio por fazer parte na vida social? Mas às vezes não nos encaixamos em alguns grupos, achamos que a culpa é nossa, mas não é.

Ser adolescente é querer colo e logo desprezá-lo; é estar bem e logo sentir uma "bad"; é querer estar rodeado de pessoas ao mesmo tempo em que a solidão seria bem-vinda; é viver um misto de sentimentos e emoções, é estar em uma constante confusão.

Ser adolescente também é crescer. É nessa fase que aprendemos a viver, que passamos a realmente dar os primeiros passos sozinhos, caímos, nos levantamos e aprendemos a lição. Ser adolescente é saber viver com tantas dúvidas, tantos anseios, é estar numa constante busca pela nossa própria identidade... e encontrá-la.

Amilton Júnior
Enviado por Amilton Júnior em 29/05/2016
Código do texto: T5650887
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.