de ostra a pérola

A pérola é o resultado de uma reação natural do molusco contra invasores externos, como certos parasitas que procuram reproduzir-se em seu interior. Para isso, esses organismos perfuram a concha e se alojam no manto, uma fina camada de tecido que protege as vísceras da ostra. Ao defender-se do intruso, ela o ataca com uma substância segregada pelo manto, chamada nácar ou madrepérola, composta de 90% de um material calcário - a aragonita (CaCO3) -, 6% de material orgânico (conqueolina, o principal componente da parte externa da concha) e 4% de água. Depositada sobre o invasor em camadas concêntricas, essa substância cristaliza-se rapidamente, isolando o perigo e formando uma pequena bolota rígida. As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme. "Mas o mais comum é a pérola ficar grudada na concha, como uma espécie de verruga.

Por isso, as esféricas são tão valiosas", diz o biólogo Luís Ricardo Simone, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). O tempo médio de maturação de uma pérola é de três anos. Como a ostra já se defende muito bem de invasores com sua concha, o fenômeno é raro, acontecendo, na natureza, em apenas um em cada 10 000 animais.

fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/…/como-a-ostra-produz-a-p…

Fiquei pensando nesse processo todo muito bem explicado no texto acima,digamos que você seja essa ostra,que vive ali no seu mundo fechado,seguro,levando uma vida comum e de repente aparecem os parasitas,eu diria que esse parasita seja os problemas do dia a dia,as lutas,os desafios,os sonhos a serem alcançados,justamente nessa hora é que você tem que lutar,sair da sua zona de conforto e ataca de frente e sem medo esses parasitas perfuraram seu casco e querem lhe consumir,com certeza nesse momento como a pobre ostra é que você vai colocar o melhor de si,mostrar realmente pra que veio e por fim tornar essa luta,esse desafio,em uma pérola valiosa e rara.

Roberto araujo
Enviado por Roberto araujo em 17/05/2016
Código do texto: T5638808
Classificação de conteúdo: seguro