O Preço e o Valor na Vida

Quando eu digo que nada na vida é grátis e que as coisas tem preço ou valor afirmo isso sem medo, não pense que isso é pretensão, presunção, desejo de criar polêmica ou um desejo de capitalizar tudo que existe, pois não é assim que funciona. Coisas materiais colhidas, modeladas, fabricadas e inventadas como alimentos, objetos naturais, vestuário, eletrodomésticos, móveis, utensílios, ferramentas, armas, veículos e outros tantos objetos costumam ter um preço por ser materiais, mas valores, conhecimentos, talentos, cultura, pensamentos e sentimentos tem valor por ser conquistas pessoais.

O valor de ter que pagar para desenvolver amor próprio, conhecimento próprio, controle próprio e respeito próprio é pesado, isso vem de uma introversão (nós com nós mesmos) sadia onde a pessoa busca por si mesma e se supera; outras qualidades como a coragem, resiliência, sobrevivência, honestidade, hombridade, benevolência, empatia e outras qualidades são aprendidas mais por dentro da extroversão (nós entre outras pessoas); tanto o que extraímos ou modelamos enquanto solitários e acompanhados requer que paguem os o valor através do estudo e trabalho duro, empenho, dedicação, negações, renúncias e mudanças em prol de algo maior.

Nesse caso o "algo maior" deve ser o desenvolvimento masculino que abrange áreas como: comunicação falada e escrita, conhecimentos e habilidades; saúde mental e física; relação intrapessoal (você consigo mesmo); conteúdo filosófico, carreira profissional; patrimônio; vida social; vida afetivo-sexual; e algum outro caminho derivado de alguma necessidade.

Querer o desenvolvimento masculino requer criar uma estrutura em si mesmo hoje e amanhã, pois não é um curso finito, mas sim uma jornada vitalícia como a de um personagem de jogo de livros de RPG que evolui de acordo com sua vitória e sobrevivência a cada desafio, do menor ao maior em uma jornada constante sem limites para evoluir, pois o céu é o limite. Por isso o homem que quer crescer de dentro para fora e de fora para dentro deve ser herói de si mesmo combatendo os vilões que existem dentro dele em um intenso combate para vencer e superar a sua própria identidade. É preciso pagar o preço e valor pelas conquistas externas e internas, para isso é preciso fugir do senso comum, quebrar paradigmas, escapar da zona de conforto e viver a catábase do guerreiro que pega sua arma, segue seu teste solitário, luta contra monstros e se retornar terá se tornado um homem completo diferenciado dos demais transcendendo em amplo aspecto sendo dono de si mesmo.

- Hector Hertz.

Março/2016.

Hector Hertz
Enviado por Hector Hertz em 23/04/2016
Código do texto: T5613920
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.