Bolsa família

Hoje estava esperando para ser atendida no postinho de saúde e observava uma jovem mulher falante com uma criança de uns três anos pela mão. Ela também esperava como eu.

Havia uma simplicidade e uma humildade nela que chegava ao limite da ingenuidade.

O menino estava agitado e impaciente e em certo momento ela comentou que ele estava com fome, pois, havia três dias que estava sem gás e o carvão que comprou com o único dinheiro que restava acabou.

O interessante é que ela falava e sorria.

Simples, como se aquele acontecimento fosse apenas mais um....

Alguém trouxe, não sei de onde, um copo de leite para a criança. Ele tomou um pouco e a mãe outro.

Ela falava e falava sem parar! Soube que havia mais outros dois filhos um pouco maiores que estavam na escola. "Ainda bem que lá tem merenda! Falou ela."

Em certo tempo ela comentou que estava esperando receber o bolsa familia para comprar o gás de cozinha.

Ela não falava comigo... eu apenas estava ali, esperando e escutando. .. ela conversava com um casal de idosos e em certo momento perguntou se eles também recebiam o bolsa família. Eles disseram que não. Eles tinham um trabalho.

Ela disse que lavava a roupa de um senhor, mas, ele não tinha o dinheiro para o gás.

Ela, de sandálias com tiras trocadas nos pés, vestida com roupas velhas, as pernas respingadas de barro, devido a chuva, respirou fundo, sorriu e falou: "pior que tá chovendo... nem vai dar para catar gravetos!"

Eu vi quando a senhora idosa retirou da bolsa algumas moedas e entregou para a jovem mulher e disse que era para ela comprar pão para as crianças.

Confesso que se tivesse dinheiro, teria dado para ela.

Aí eu chego em casa e vejo no meu wats uma mensagem de uma jornalista falando sobre o bolsa família.

Me lembro daquela mulher lá do posto de saúde, ela era uma mistura de negro com índio, era bonita e dona de uma ingenuidade que chegava a dar dó!

Aí eu penso nas noticias que vemos todos os dias na internet sobre a corrupção política, estes falsários que recebem casas do programa minha casa minha vida, que desviam dinheiro do bolsa familia, do pro Uni... penso em tudo isso! É realmente revoltante saber que a gente trabalha tanto e que tem um monte de desocupados se aproveitando do nosso suor, através dos ditos "programas sociais"!

Agora, a questão não é somente esta... será que não estamos direcionando nossa revolta para o lado errado?

Será que estes ditos "desocupados" não estão do outro lado da esfera do poder?

Aquela senhora que eu vi lá no posto de saúde hoje cedo sente na pele esta triste realidade.... a criancinha dela também. Eu vi.