Pensamentos XXXVII
https://www.youtube.com/watch?v=SvSLB5nr3Z0 Vídeo: É sempre Agora, pelo escritor Sam Harris.
Recomendo aos amigos lunáticos, que desejam ir cada vez mais fundo no agora, em si mesmos, para nunca mais saírem de lá. Aqui é nossa casa.
As aves não têm noção do tempo como nós; elas vivem apenas o presente. Da mesma forma que não se preocupam com o futuro, também não se baseiam no passado. Viver o presente! Essa é a lição dos animais, das plantas e das árvores. Seja lá o que tiver que fazer, você o fará agora. Foco no que faz.
O passado pode ter sido saboroso ou doloroso, mas já passou, o futuro só vem a ser pela qualidade de nossa vida no presente. Isto é o que temos de real.
Talvez esteja aborrecido com alguém que lhe insultou, ou magoado pela rejeição de um amor, não importa. Tudo isto são pensamentos passados. Até o futuro que imaginamos é uma sombra do passado. Construíram uma ilusão sobre a vida, dividiram-na entre mim e tu. O "pensador" confundiu-se aos pensamentos, e este o dominou. É no presente que conseguimos não ser apenas plenos, mas vigorosos. Somos o que somos. Íntegros, sem precisar tomar escolhas com base em sentimentos manipulados pelo passado, pelo medo e a incerteza.
A chegada de um novo ano sempre nos enche de ansiedade, novas promessas, novas mentiras. Olhamos para o ano que passou e criamos novos planos, novas ilusões. Condicionamos novas alegrias, estocamos tristeza na memória. E assim vai crescendo o germe da expectativa. Um vida condicionada a desenhar sempre o mesmo reflexo de insatisfação, na alegria que é a vida. E acreditamos que ao serem realizados nossos planos, seremos felizes. Grande engano... Quantos anos você já não vive nessa esperança? A felicidade só pode ser vivida no presente.
Se o que desejamos não se realiza, sofremos. Se conseguimos o que desejamos, logo nos entediamos, nasce outro desejo que dá lugar a outras projeções da mente. Criamos a mesma ilusão em situações diferentes. Não há problema em desejar, mas em projetar no desejo uma ideia de felicidade, como se para ser feliz você precisa de algo externo. Só se deseja o que não se tem. Desejá-la é negarmos que a temos.
E assim caminhamos sempre desejosos, quase nunca alegres e felizes. Sempre ansiosos, nostálgicos. Consciência absorta por ideais fantasmas. Sempre buscando algo, sempre faltando algo. Por quê? Perguntamos. Está na cara! Sempre que olhamos para trás e projetamos um futuro, nos esquecemos do presente. Se torna luta constante para ser melhorado. Com a atenção voltada para o presente, teremos mais consciência do que já temos, pois em lugar de ter podemos ser, apenas ser. Ser um com o agora, com a vida.
Pense um pouco: as aves e os animais não acumulam, sabem que reter é morrer. Que só tem o hoje, agora, e fora deste momento nada pode acontecer. Paradoxo. Sim eu sei. Parece loucura. Mas observe sua mente, e perceba como ela fará de tudo para lhe tirar deste momento. Tente pelo menos ficar neste instante sem passado ou futuro, sem pensamentos. Tente! Para ver o quanto sua mente se distrai, e te leva a milhares de pensamentos sozinha, os quais você ressente como um reflexo de si mesmo. Dizendo: Eu penso. Quem pensa? Você apenas escolheu no que acreditar, nada mais. Isso será a prova de que algo está errado na tua mente, na nossa mente. A mente não é você. Uma ilusão muito forte está nos vendando os olhos. Tira a venda, e sinta a vida que só existe agora.
Faça-se presente. A vida nos chama. Somos todos responsáveis, pois alimentamos o mesmo vício de pensamento...