Thomas Hobbes: O Homem é o Lobo do Homem, literalmente!

É meus amigos, a vida não é fácil. E é bom podermos contar com esse espaço social, onde podemos compartilhar nossas reflexões. Estive pensando sobre a famosa frase de Thomas Hobbes(que por sinal está no título) e percebi toda a sua veracidade e abrangência, já que pode ser adotada até no sentido literal(O homem muitas vezes é seu próprio lobo). O homem(nós) de hoje não teme predadores naturais, só teme o seu colega de serviço, o seu vizinho, o estranho que se aproxima, o cobrador, o chefe, e tantos outros o tempo todo. Além disso, podemos perceber como o homem é o único animal(provavelmente) que prejudica a si mesmo, segue maus caminhos e exemplos, pratica atos condenáveis achando que nunca vai ser pego, se considera superior aos seus semelhantes, é invejoso, vaidoso, sente necessidade de poder, têm amigos e muitas vezes até parentes prejudiciais, cultiva sua reputação num mundo ilusório das aparências, tem vícios, fica remoendo o passado, se arrepende, cria seus próprios fantasmas(alguns ilusórios da própria mente do indivíduo, outros com base na realidade como o medo de ir ao dentista), tem manias, rituais, religião, isso sem falar que ele sabe que vai morrer...Mas aí pensa: será que a morte é o fim? Ele raciocina, e quanto mais se aprofunda nos seus pensamentos(e também no conhecimento de pensamentos de tantas grandes almas, que já passaram ou ainda vivem por aqui) mais aparecem-lhe ideias, para tirar o sono(Isso é muito bom, pois é aí que reconhecemos nossa ignorância e insignificância, frente a um universo gigantesco, tanto fisicamente, como também falando de todo o vasto universo do conhecimento, com todas a sua áreas e Peculiaridades). Tanto que poderíamos ficar aqui ilustrando, cada uma, para sempre. Thomas Hobbes escreveu essa frase em seu livro Leviatã, de 1651, mas pelo jeito continua bem atual não é mesmo?