O CHAMADO DE MOISÉS

O CHAMADO DE MOISÉS

Êxodo 3.1-4.17

Introdução: Moisés nasceu num momento crítico. O povo dele, os descendentes de Abraão escolhidos para receber grandes promessas (Gn. 12), estava sofrendo terrivelmente. Os egípcios dominavam os hebreus com tirania (1.14). Em um desses momentos de tirania egípcia, faraó temendo o crescimento numérico dos hebreus (1.10), dá ordens para que todo menino hebreu fosse morto no rio Nilo (1.22). A mãe de Moisés, em momento de desespero resolve salvá-los e coloca-o em um cesto num rio, a filha do faraó o encontra e tem compaixão da criança. A irmã de Moisés que a tudo acompanhava sugere a princesa egípcia que uma mãe hebreia cuide da criança até que este cresça, e assim aconteceu. Moisés volta posteriormente e é acolhido como filho da princesa (2.10). O tempo passou e quando Moisés se torna adulto presencia a tirania e maldade dos egípcios e resolve fazer justiça com as próprias mãos, matando um egípcio (2.10)e tentando pacificar dois hebreus (2.14). Dos 40 aos 80 anos de idade, ele ficou longe do Egito, servindo como humilde pastor de ovelhas. Neste tempo, ele casou e teve filhos. Passou-se 40 anos, e Moisés se encontra com oitenta anos de idade, e o Senhor o chama para reconstruir a história dos hebreus. A vida dele e de sua família será transformada para sempre, mas exigirá que ele supere a si mesmo, tornando-se um missionário do Senhor. Veremos nos parágrafos abaixo, importantes lições para a nossa vida, a saber:

1. SUPERE A SI MESMO (2 Timóteo 1.7-8)

• Ouse colocar a teoria em PRÁTICA (Tg. 1.22). Há uma grande diferença entre o conhecimento e a prática. Moisés já ouvira falar do Deus de seus antepassados (v. 6), agora era necessário colocar a sua fé em prática.

• Ouse superar o medo. Este é o maior ladrão que podemos encontrar. O medo nos infantiliza, traz perturbações, e nos impede de vivermos novas experiências. O medo nos desvaloriza tremendamente. Somente aqueles que VENCEM o medo escrevem histórias com Deus. (Salmo 56.3).

• Ouse servir a Deus. Supere a sua baixa estima e medos. Comece aos poucos e atente-se em descobrir os dons que o Senhor te presenteou. Não olhe para suas limitações (3.11, 3-13, 4.1, 4.10, 4.13). Creia e confie no Senhor (4.11), tudo que precisamos é da misericórdia de Jesus, pois o Seu poder se aperfeiçoa em nossa FRAQUEZA (2 Co. 12.9).

2. SEJA UM MISSIONÁRIO DO SENHOR (Isaías 6:8).

• Assim como Moisés somos missionários do Senhor em todos os lugares. O Senhor Jesus tem que ser o dono de nossos dias. As nossas preocupações, e os nossos sonhos egoístas, tem como objetivo nos afastar da MISSÃO de vida que o Senhor tem para cada um de nós. Façamos parte da grande obra que o Senhor está realizando (3.8).

• Confie no poder do Senhor, ELE realiza o impossível, nada foge de Sua autoridade e poder. Não sejamos tolos em confiar na força humana, simplesmente creia. Não precisamos entender, mas sim sermos SERVOS obedientes de Cristo (3-10).

• O foco não está no servo, mas sim no grande EU SOU (v. 14). O Todo Poderoso já tem todo o plano feito (3.17-22). Portanto, sejamos unidos (3.16) e cumpramos o nosso chamado, para a glória do Senhor (Mt. 5.16).

CONCLUSÃO: A história de Moisés me fascina, particularmente me identifico com este importante personagem bíblico. Pois, ele comete erros grandes e pequenos como qualquer outra pessoa, e tem limitações e medos como qualquer outro ser humano. Mas, estas falhas não o impede de construir uma linda história com Deus. Alias é importante notar que Moisés está sempre reconstruindo a sua própria história. De príncipe do Egito a um humilde pastor de ovelhas, do palácio egípcio com todo o seu glamour a uma vida simples em Midiã. E termina sua vida morando no deserto em rumo à terra prometida.

Moisés cresce na fé, ele aprende a buscar e a obedecer ao Senhor, debaixo de sua liderança o povo hebreu aprende os dez mandamentos, e como servir a Deus. O amor dele por Deus é visível nos capítulos bíblicos, e como ele aprende a amar o seu próprio povo. Os primeiros cinco Livros da Bíblia são escritos por Moisés, o homem tirado das águas para tornar-se um grande servo de Deus. Façamos o mesmo!

O Pastor
Enviado por O Pastor em 23/03/2016
Código do texto: T5582973
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.