Aprendizados

Entre os muitos aprendizados da vida, eu percebi que:

Nenhuma decisão precisa ser definitiva e que, se hesitarmos no meio do caminho, está tudo bem, pois a dúvida nós dá a oportunidade de reavaliarmos nossos valores e expectativas, fazendo com que adquiramos uma nova visão de nós mesmos e do mundo.

As pessoas só são como podem ser e, mesmo que isso possa nos ser doloroso, não podemos fazer nada para mudar essa verdade, até porque não temos o direito nem o poder de determinar como alguém deve ser. Isso seria ferir a liberdade individual de cada um.

Ter medo não é vergonhoso, sendo prova de que somos humanos, conscientes da nossa vulnerabilidade e ignorância, levando-nos a trabalhar continuamente na superação das nossas fraquezas.

Nunca estamos realmente preparados para nada, jamais imaginamos que surpresas a vida pode nos trazer, embora pensemos que temos controle sobre o que acontece e queiramos sempre fazer planos para o futuro, ignorando que, a qualquer minuto, tudo pode mudar e dar uma reviravolta.

Só nos damos conta da importância do agora ao sermos atingidos pelos golpes do destino que nos forçam a encarar a fragilidade da vida. Vendo o quanto a vida é frágil, vemos que é a sua fugacidade o que a torna tão especial, fazendo cada momento único. Assim, temos de apreciar cada instante, tornando a vida algo significativo.