O saber do presente, a vida!

O saber ilumina a escuridão da ignorância.

Através do tempo, em busca da compreensão e na luta contra a ignorância, o tratamento histórico da verdade a partir do ridículo à oposição, até sua final aceitação, tem sido um processo fadado à recorrência.

Nossas motivações para descobrir e conquistar, derivam-se do desconhecimento sustentado pela tentativa de predição e pela esperança no futuro.

Mas, o futuro não é nosso domínio! Se o conhecêssemos, onde estaria nosso interesse na causa e efeito, qual seria nossa motivação para fazer algo novo, surpreender alguém, eleger um político? O paradoxo temporal perderia importância!

Em sua externalidade, a Causa sem-causa, necessária na contingência das coisas, à tudo predeterminou um sentido, dando a ignorância um valor protetor na caminhada do homem à trilha do futuro.

O conhecimento do passado, nos ajuda a entender o presente e, limitadamente, predizer o futuro e, a modernidade nos traz novos conhecimentos e tecnologias, que nos amparam num pequeno grau de antecipação lógica em etapas do saber aplicado e possíveis futuros eventos. Estamos testemunhando o nascimento de novas intenções, invenções e técnicas, desde a possível abordagem automatizada nos cuidados da saúde substituindo a aplicação especulativa e tradicional, comida artificialmente produzida por impressoras 3D, carros automatizados, turismo espacial, e o ressurgimento e crescimento de comunidades religiosas, entre outras incipiências e projeções. Porém, tais avanços tecnológicos que nos capacitam para predizer o futuro a curto prazo, não nos tornam em videntes dos tempos e donos da verdade.

Mas, à quais caminhos nos leva o acréscimo de saber? Para a evolução ou para a extinção?

Através da religião, podemos glorificar nossa ignorância. Através de nossa experimentação e confiança nos paradoxos da ciência, cada vez mais global e concentrada, sentimo-nos seguros.

A busca pelo conhecimento sem o reconhecimento de nossos limites temporais, nos faz ignorantes de nossa própria ignorância.

A ignorância, não é apenas resultante da ausência do conhecimento por estupidez. É, também, e essencialmente, devido à limitações impostas por uma causação externa.

O saber consciente, a verdade universal concentrada no presente, na essência do ser e nos ditos do Causador, é a garantia da vida.

J Starkaiser
Enviado por J Starkaiser em 07/03/2016
Reeditado em 04/11/2023
Código do texto: T5565914
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.