Autoestima

Acredito que você já tenha ouvido falar sobre autoestima, mas você sabe qual seu real significado?

Autoestima vai além de sua estima por si mesmo. Não basta amar-se sem ter o devido respeito por sua vida.

O conhecimento de si mesmo e a aceitação de si mesmo tem importância fundamental na autoestima; o sujeito que se conhece, sabe de suas limitações, seus valores e se aceita, dificilmente terá uma autoestima rebaixada.

Desde a infância nos é passado regras de como nos portar diante de determinadas situações, e interiorizamos através da mídia padrões de beleza e atitudes, e acabamos por querer suprir essa exigência do meio deixando de ser nós mesmos.

O amor próprio deve ir além da visão que achamos que as pessoas têm de nós e não devemos nos enxergar através dos olhos dos outros. Somos seres que nascemos para socializar-nos, mas, jamais devemos deixar nossa individuação¹, pois somos indivíduos únicos, não existe ninguém igual nós. Cada um é cada um, com suas características específicas e modo de perceber o mundo. Não devemos deixar que aquilo que o mundo entende por ser ideal, tenha tanta influência em nossa autoestima.

Temos duas escolhas: ou nos limitamos a ser aquilo que os outros traçam pra nossa vida ou fazemos nossa própria história, independente do passado. O passado está lá trás; Deixe-o lá. Não viemos a este mundo para corresponder as expectativas dos outros. Viemos para ser feliz. Pra que esse ideal de pessoa “perfeita”, por que não um ideal de pessoa feliz?

¹ Termo individuação definido como um processo por meio do qual uma pessoa se torna consciente da sua individualidade ( Houaiss e Villar, 2001)

Marta Biscoli
Enviado por Marta Biscoli em 04/03/2016
Código do texto: T5563207
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.