Culpa

Parar para pensar em tudo o que fez e em tudo que poderia ter feito, por muitas vezes, pode parecer estarrecedor ou até mesmo monstruoso. E por que tudo isso? Por que nós, humanos, temos o grande defeito de nos culpar. Quando nos deparamos com algo que poderíamos ter feito e teria bons fluídos, nos culpamos por não termos feito. Quando analisamos atos que tiveram maus fluídos em nossa vida, nos culpamos também. E até mesmo quando paramos para observar certas atitudes que julgamos ser boas, nos culpamos! Compreender tanta culpa? Enlouquecedor!

Eu nunca consegui não analisar as minhas atitudes e pensamentos, mil vezes ao dia paro para analisar meus atos e posso afirmar que isso é realmente um pedido à loucura. Não podemos nos culpar por coisas que saem de nosso meio de proteção, não podemos nos julgar por atos que vieram como consequências de atos de outras pessoas, pois cada ação tem uma reação, e isso é inevitável. Cada ser humano tem a responsabilidade dos seus atos, porém se um determinado ato julgado ruim vier em consequência de um ato de outra pessoa a responsabilidade não é sua. Pensamento conturbado não é mesmo?

As ações humanas são baseadas nos instintos que geralmente são irracionais. A consciência é tão plena que chega a ser assustadora. Não gosto muito de pensar nessas coisas, embora eu pense em tantas coisas ao mesmo tempo, que chego a acreditar que sou louco ás vezes. Pudera tal pensamento ao fato de todos temos um pouco de louco em nossa formação. Voltando às ações, quando deixamos o nosso instinto falar por nós, estamos permitindo sermos levados, sermos guiados e perdemos totalmente o controle.

Isso pode até ser bom, mas o problema é quando se torna ruim! Enfim, não podemos adivinhar o que o destino nos reservará, mas podemos dar uma mãozinha, dependendo sempre da maneira que agimos!

Batista Andrade
Enviado por Batista Andrade em 22/02/2016
Código do texto: T5551688
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.