Alguns conselhos
Alguns conselhos
Certa feita alguém me pediu um presente. Para presenteá-lo escrevi as frases abaixo. Com certeza não são os mais belos conselhos que você já leu, mas são sinceros. Se lhes servirem, caro leitor, faça bom proveito!
Nunca vá tão longe de ti a ponto de olhares para trás e não sentires tua própria respiração. Jamais perca de vista teu coração e tua mente, pois não há felicidade para aqueles que se permitem perder a si mesmos.
Em matéria de amor, não te entregues a ele com reservas. Os que tentam amar pela metade serão sempre incompletos. O amor exige totalidade porque desconhece meio termo; busca a radicalidade porque despreza os temerosos; pede abandono porque lhe são intoleráveis os indecisos. Fora disso só resta a mediocridade, e os medíocres podem entender de muitas coisas, menos que seja amar realmente.
Jamais caia no equívoco dos infelizes: o equívoco de pensar ser o outro a fonte de suas ventura. Não há felicidade senão aquela a qual nos propomos a dar ao outro. Sem a possibilidade de fazer alguém feliz é impossível para qualquer um te dar felicidade. Todo bem que desejares será teu se fores capaz de proporcioná-lo antes a alguém.
A decepção com as pessoas, até a decepção de ti mesma pode vir a qualquer instante. Assim, não busque perfeição nos humanos. É loucura julgar que somos anjos impecáveis. Antes considere com infinita paciência tuas quedas e as quedas daqueles que te são mais queridos ou não. Lembra que desequilíbrio e violência à nossa natureza não são os erros que cometemos, e sim resistir não buscar integrá-los à nossa história e existência. E mais ame! Só o amor a tudo justifica; tudo purifica. Somente o amor é capaz de nos prender sem roubar-nos a liberdade; somente o amor tem o poder de inverter nossa lógica de mera troca de favores e consolações; somente o amor nos faz capaz de gostar muitíssimo de alguém sem que paralelo a isso seja estabelecida uma relação de doentia dependência e insegurança; só o amor a tudo desculpa, sem deixar de exigir superação dos erros cometidos; só o amor tranqüiliza e anula nossos medos a ponto de não mais sofrermos com a possibilidade de perda do ser amado, nem relaxarmos em zelo por ele. Mas que é o amor? O amor não são discursos eloqüentes nem frases de impacto: o amor é aquilo que ele faz!
O teu coração é o teu tesouro. Cuide para que estejas sempre cheio das melhores jóias. E porque ele te é precioso não o entregues a qualquer um. Apenas os tolos ofertam ouro a porcos, os quais o pisam e degradam.
Reserva um espaço em tua alma dedicado ao Absoluto. Só Ele, ali no escondido, no silêncio, te fará compreender e aceitar tuas contradições e as alheias. Ele, se o buscares intensamente, te dará o que mais ninguém é capaz de dá: plenitude.
Não canse de procurar em ti mesma as respostas mais profundas às perguntas de tua alma. Pensa que para nós e os demais, por maior boa vontade e esforço, seremos sempre um mistério amoroso, e o caminho para nos encontrarmos de verdade aponta para dentro de nós.
Use sempre de prudência no trato com as pessoas, e não te faça conhecida por inteira a qualquer um. Pois visto sermos todos habitados por densa camada de vaidade, no dia em que decepcionares um falso amigo, terás um inimigo implacável, munido de arma letal: o conhecimento de tua alma.
Esforça-te por ser paciente com todos, e de bom grado não considere tempo perdido o tempo passado em ouvir alguém. Não ignora o sábio que até os loucos tem algo a lhe ensinar o qual seria muito difícil a ele aprender se ouvisse unicamente seu pensamento.
Não há remédio eficaz contra nossos erros e equívocos, como também não o há contra os erros equívocos dos outros. Magoamos e somos magoados constantemente, até por aqueles que mais amamos. Existe apenas um jeito de amenizar este mal: o perdão sempre. Só esta arma pertencente aos fortes e convencidos de sua fabilidade, é capaz de transformar em suave doçura o amargor da ofensa, do rancor e da indiferença.
Se tiveres que dizer uma verdade incômoda a alguém, a diga com o máximo de caridade. De outra forma será ofensa. Verdade sem caridade é agressão.