Sobre Sentimentos

Compare-se a um planeta - a Terra, por exemplo. Pense que alguma outra pessoa, qualquer uma, seja outro, como Marte.

Ambos são astros enormes, cada qual com suas características, suas diferenças, suas disparidades.

Podemos, daqui da Terra, saber o que acontece em Marte? Podemos entender o clima, a atmosfera, as tempestades, enfim, todas as intempéries que os outros planetas possuem? Óbvio que não, pois jamais estivemos lá. Claro que, com o avanço tecnológico podemos ter dados complexos sobre o supracitado assunto, mas não vem ao caso.

Enfim, da mesma forma como não se pode saber o que acontece em outro planeta por não estarmos lá, por que raios alguma pessoa se acha no direito de julgar (ou subjugar) o que uma outra pessoa sente, sendo que, por mais parecidos que sejam os climas, as sensações demonstrarão gigantescas diferenças?

Duas pessoas nascidas no mesmo dia terão, certamente, vidas diferentes. Um corte de 3 centímetros no braço de uma dessas pessoas, poderá doer muito mais do que um corte do mesmo tamanho na outra. Por quê? Porque somos indivíduos únicos!

Quando o teu cãozinho morreu, doeu mais em você do que em seu irmão. Não significa que a outra pessoa não tenha sentimentos, mas que cada um sente e experimenta o mundo de uma forma diferente, única.

E não me refiro apenas à dor. Todo e qualquer sentimento será sentido e experimentado diferente por indivíduos diferentes. E não me refiro aos "amores eternos" que acabam em um mês.

Por sermos seres individuais (sim, usei muito essa palavra para enfatizar aquilo cujo entendimento é salutar), é inadmissível que em pleno século XXI existam pessoas que se achem "melhores" o suficiente para denegrir o sentimento alheio (seja ele qual for), como se pudessem ditar a forma como o outro deve sentir.

Sentimentos são reações químicas no cérebro, por que você seria tão especial ao ponto de mudar essas reações nos cérebros alheios com palavras de escárnio em relação àquilo que você não sente como o outro sente?

Não se pode comparar dores, tristeza, amor, felicidade, nem qualquer outra coisa que possa ser apenas ''sentida''.

Todos sofremos, mas apenas cada um de nós sabe o quanto esse sofrimento dói. Todos amamos, mas cada um sente o amor de uma forma.

Assim como na música:

"Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração".

Edimar Silva
Enviado por Edimar Silva em 18/02/2016
Código do texto: T5547152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.