DESPERTAR (Série Filosofiando Idéias) ROBERTA LESSA
GOVERNOS
- Não é só na política do outro que há equívocos... O universo de manipuladores habita todos os segmentos governamentais, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos ideais, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade.
CULTURA
- Não é só na cultura do outro que há equívocos... O universo de enganadores habita todos os segmentos culturais, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos costumes, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade
SOCIEDADE
- Não é só na organização do outro que há equívocos... O universo de consumidores habita todos os segmentos sociais, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos guetos, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade.
IGNORÂNCIA
- Não é só na ignorância do outro que há equívocos... O universo de cegos habita todos os segmentos ignorados, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos limites, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade.
ARTE
- Não é só na arte do outro que há equívocos... O universo de cultuadores habita todos os segmentos artísticos, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos fazeres, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade.
MISÉRIA
- Não é só na miséria do outro que há equívocos... O universo de esfomeados habita todos os segmentos miseráveis, basta observarmos. Enquanto guerrearmos por nossos estômagos, estaremos desviando nossos olhares aos verdadeiros males da humanidade.
==========================================
------------------------- INTERAÇÃO ------------------------------------
==========================================
JACÓ FILHO, SABE DESSA ALEGORIA DE PLATÃO, UMA DE MINHAS FAVORITAS... QUANDO LI "A REPÚBLICA" AMEI ESSA METÁFORA FILOSÓFICA... GRATA PELO RECORDAR:
"Como diz Platão no MITO DA CAVERNA,
A sombra da realidade em nossa vista,
Cria enganos na razão que nos governa...
Embora Hermes tenha nos dado a receita,
Entre o micro e o macro, fora e dentro,
O corpo tem da alma, uma visão estreita...
Apesar de Jesus ter feito pra mostrar,
Fingimos que sua morte já nos salvou,
Assim ficamos livres com direito a pecar...
Fala-se duma visão holística da vida,
Mas o máximo que vêem é o boto cor de rosa,
E a verdadeira sabedoria fica desapercebida..."
GRATIDÃO MANSA, IMENSA E INTENSA