Jesus é o Autor da Fé

O livro de Hebreus coloca Jesus Cristo como o "autor e consumador da fé". Ele se dispôs a deixar de lado a sua glória divina para fazer-se homem, não para salvar a humanidade como um todo, mas com o propósito de salvar aqueles que haveriam "de herdar a salvação" (Hb 1.14), a quem Jesus não se envergonha de chamar de irmãos e filhos (Hb 2.11-13). Como esses filhos são de carne e osso, Jesus também se fez de carne e osso, participou da natureza humana, para que por meio da morte pudesse derrotar o Diabo (Hb 1.15). Ele serviu à família que escolheu, seu povo, como sacerdote e oferta (Hb 1.17).

Agora Cristo está no santuário celeste, onde por causa do Seu sangue intercede ao Pai (Hb 7.25) em favor daqueles chamados para receberem a promessa da herança eterna (Hb 9.11-15). Essa é a garantia de salvação daqueles que foram escolhidos para herdar a vida eterna, de que Cristo é um sacerdote fiel e eficaz, que sua intercessão e sacrifício são suficientes para que todos aqueles por quem Ele morreu sejam salvos (Hb 9.28).

Cristo não veio simplesmente para dar uma chance a quem quiser ser salvo. Ele morreu para ANIQUILAR os pecados de muitos (Hb 9.28), para destruir o poder do Diabo sobre eles e livrá-los absolutamente de toda e qualquer escravidão (Hb 2.14-15), para efetuar eterna redenção e purificar suas consciências mortas (Hb 9.12-14), para purificar os seus pecados (Hb 1.3), para lhes dar glória e vida eterna (Hb 9.15), para levar seus pecados (Hb 9.28).

A nova aliança de Deus com Seu povo não consiste em apenas dar uma oportunidade para os que tiverem fé, mas em que o próprio Deus se compromete a colocar suas leis em seus corações e de que certamente aqueles com quem Ele fez essa aliança se tornariam Seu povo, tendo seus pecados perdoados (Hb 8.10-12). Essa lei escrita nos corações é a própria fé salvadora. Ou seja, na nova aliança não há uma parte de Deus e uma parte do homem, visto que Deus mesmo promete operar no homem a parte dele. Todo aquele por quem Cristo morreu, todo aquele que participa da nova aliança, terá a fé salvadora e receberá a vida eterna. Cristo é o autor e consumador da nossa fé porque ele comprou nossa fé com seu sangue (Hb 12.2), tornando-se fiador da nova aliança (Hb 7.22).