Quem busca ser mais esperto

Vivemos em um mundo de pessoas que desejam ser mais espertas que outras. Vivemos em um mundo de gente que vive querendo ludibriar, enganar. Eu, porém, prefiro não ter a esperteza de muitos, pois quem busca ser “esperto” é uma pessoa que merece a nossa compaixão, é uma pessoa infeliz, é uma pessoa medíocre. Quem é feliz não engana ninguém.

Eu prefiro ser verdadeiro em tudo o que faço. Quem busca ser "esperto" não está se buscando, não se conhece, vive fugindo de si mesmo. Imagino que seja muito triste a vida de quem vive querendo ser mais esperto do que outro (s). Essa pessoa vive se escondendo de si mesma.

Até quando muitas pessoas estarão interessadas em parecerem mais espertas (do) que outras? Até quando?

Eu não quero ser enganado por ninguém, mas eu prefiro ser enganado a enganar. É muito melhor sofrer uma injustiça do que ser injusto com alguém. Parece-me que Platão fez esta última afirmação. Eu tenho certeza de que é muito melhor ser justo que ser injusto.

Muitas pessoas buscam ser espertas. Poucas pessoas investem na construção do próprio caráter.

Busque a sabedoria. Busque a felicidade. Não se iluda. Conheça-se a si mesmo (a). Quais são seus desejos mais profundos? Não fuja de si mesmo (a).

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 13/01/2016
Código do texto: T5510176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.