Intolerância

Quando agimos com intolerância, ajudamos a disseminar o ódio. Temos o péssimo hábito de falar mal daquilo que não conhecemos bem e, dessa forma, espalhamos o veneno, fazendo com que cimente o preconceito. É por isso que precisamos admitir que o ser humano tem uma tendência natural a ser preconceituoso para que possamos combater as sementes do mal antes que as espalhemos e as plantemos nos nossos corações e nos das demais pessoas. Como fazer para lutar contra isso? Ao se ouvir alguém dizendo algo contra outra pessoa ou contra uma raça ou religião, em vez de se aderir imediatamente, deve-se perguntar se é verdade, questionar, refletir, para não nos deixarmos conduzir como rebanho.

Outra coisa que podemos fazer é buscar conhecimento. Somente com a busca do conhecimento, poderemos ampliar nossa visão e diminuir o preconceito.O estudo permite que vejamos os fatos a partir de mais de um ponto de vista, comparando-os e nos perguntando quem tem ou não razão.

Infelizmente, costumamos aceitar passivamente e sem refletir as ideias que nos são contadas e isto contribui para que ódios infundados persistam. Devido a isto, predominam o antissemitismo, racismo e outros tantos ódios que não têm motivos para existir.